Projetos de leitura e escrita II: Alguns exemplos

Projetos de leitura e escrita II: Alguns exemplos

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Projetos de leitura e escrita
Tipo: Metodologias

Conforme a dica Projetos de leitura e escrita I, em Turbine sua aula, os projetos de leitura, escrita e produção de discursos em linguagem oral são importantes ferramentas para trabalhar com a Língua Portuguesa. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos nos anos iniciais de escolaridade:

               1. De escrita

  • Produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela classe.
  • Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa.
  • Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas.
  • Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela classe ou escolhido pelo aluno.
  • Produzir uma coletânea de contos policiais e detetivescos elaborados pela classe.
  • Produzir encartes que contenham instruções para jogos criados pela classe.

    2. De leitura
  • Produzir um jornal mural temático (por exemplo, sobre clonagem, transgênicos, pesquisas a respeito do genoma humano, perdas que a biosfera vem sofrendo, candidatos da próxima eleição e suas plataformas de governo etc.).
  • Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela classe.
  • Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero).
  • Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor.
  • Gravar uma fita cassete — ou de vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para enviar a escolas de portadores de deficiência visual.

    3. De leitura e escrita

  • Produzir um suplemento de resenhas críticas.
  • Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidas pela classe.
  • Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês.4. De linguagem oral
  • Organizar um seminário sobre tema de interesse da classe.
  • Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica.
  • Realizar uma apresentação expositiva sobre o estande da classe na Mostra de Trabalhos organizada na escola.
  • Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, entre outros).

    Texto original: Kátia Lomba Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *