Projeto Garagem Digital mostra resultados

Jovens elaboram novo portal da Associação Meninos do Morumbi

Projeto Garagem Digital, da HP Brasil, tem por objetivo promover a inclusão digital de estudantes de baixa renda

Por Priscila Gonsales
A alegria e, por que não, o orgulho da missão cumprida ficaram evidentes nos rostos de cada um dos meninos e meninas que subiram ao palco do auditório da Associação Meninos do Morumbi para apresentar o portal na Internet criado por eles no projeto Garagem Digital, da HP Brasil. Na platéia, o grupo representado -120 jovens, entre 14 e 24 anos, da periferia de São Paulo – também fazia questão de escancarar sua satisfação, não economizando nas palmas e deixando a emoção transparecer.

De lenço na mão, a estudante Lesly Pacheco Gomes, de 18 anos, não pôde conter as lágrimas ao ver a imagem de sua filha Yasmin, de seis meses, nas fotos mostradas no telão. Lesly estava grávida quando começaram as atividades e continuou participando delas até a véspera do nascimento da menina. Quando completou 15 dias de vida, Yasmim já fazia parte do cenário da Garagem onde a jovem mãe retomava suas funções na elaboração do conteúdo da seção “Quem Somos”, a parte institucional do site.

“Foi uma experiência maravilhosa. Diferente da escola, que determina o que a gente deve fazer, nós é que éramos os responsáveis, nós que decidíamos”, declarou Lesly. O processo de tomada de decisão e as etapas para chegar a um acordo foram o grande aprendizado na opinião dela. “É muito difícil a convivência com variados jeitos de ser e opiniões diferentes. As brigas iam e vinham constantemente. Passado tudo isso, é muito bom ver que a amizade prevaleceu.”

O Garagem Digital tem por objetivo trabalhar os conceitos de cidadania, protagonismo juvenil e a capacitação profissional por meio da tecnologia da informação. A iniciativa é da HP Brasil, em parceria com a Fundação Abrinq e a Cidade Escola Aprendiz. A Associação Meninos do Morumbi foi escolhida para o plano-piloto por sua experiência bem sucedida no trabalho de integração social com jovens de baixa renda. O nome do projeto é uma menção à origem da HP, criada em uma garagem em Palo Alto, na Califórnia (EUA).

Com um investimento de R$ 600 mil, a HP montou um laboratório com computadores, impressoras, softwares e acesso à Internet. O ensino dos alunos ficou a cargo de educadores especialistas que realizaram oficinas, debates em grupo e também envolveram voluntários que apoiaram os jovens no desenvolvimento da percepção do que é padrão de qualidade no mercado de trabalho.

“O objetivo não é somente ensinar como funciona um software. O que buscamos é capacitar os jovens com competências e habilidades que extrapolam as linguagens digitais”, lembra João Ribeiro, coordenador pedagógico da Associação Meninos do Morumbi. “Ao trabalharem com os computadores, eles estão escrevendo, pesquisando, associando, interpretando, comparando. Estão também convivendo em grupo, negociando, resolvendo conflitos. A informática, nesse contexto, passa a ser uma ferramenta no processo de aprendizagem.”

O Garagem Digital também previu a distribuição de uma bolsa mensal no valor de R$50 para cada um dos jovens participantes. O portal na Internet tem todas as informações sobre a Associação Meninos do Morumbi. Desde dicas para quem quer se juntar ao grupo até as atividades desenvolvidas pelos alunos e a agenda de shows.

:: Papel dos parceiros

A HP, empresa que desenvolve tecnologia de ponta na área da informática, aporta ao projeto esta tecnologia e os recursos financeiros necessários a sua operação. O Cidade Escola Aprendiz entra com uma metodologia inovadora que utiliza arte, comunicação e tecnologia para contribuir com a educação brasileira. O Meninos do Morumbi participa com seu contexto focado nas artes, no esporte e um trabalho junto à família, às comunidades e à escola pública. Seu grupo artístico é reconhecido no Brasil e no exterior. O êxito de sua ação está no uso da música como ferramenta para a inserção social de crianças e adolescentes em situação de risco.

E a Fundação Abrinq entra, nesta parceria, com a atribuição de coordenar o projeto e registrar todo o processo, com vistas à sua disseminação em larga escala junto a outras organizações do terceiro setor e poder público.

Conheça o portal elaborado pelos jovens do Garagem Digital
http://www.meninosdomorumbi.org.br

Os sites indicados neste texto foram visitados em 19/07/2002

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *