Profissões x Matemática

Profissões x Matemática

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Funções, Gráficos, Ordens de grandeza, População, Trabalho
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:  – Relacionar aspectos da vida real, com a matemática; – Refletir sobre as várias formas de salários e fatores do qual esses dependem; – Levar o aluno a perceber/entender o que é uma variável; – Interpretar e descrever relações apresentadas em gráficos; – Identificar parâmetros das funções, descrevendo a lei matemática de situações problemas; – Reconhecer fatores que influenciam no comportamento gráfico de uma função; – Reconhecer que salário fixo é representado por uma função constante e, portanto não possui variável; – Reconhecer que um salário que varia é uma função linear e, portanto possui variável; – Perceber as diferenças entre função linear crescente e função linear decrescente.

Pré-Requisito: Ter noção de representação gráfica

Autoria: Carine Graciela Teichmann Soares; Dionatan Kitzmann Tietzmann – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

Tipo de Atividade: Motivação, observação, análise, exploração, discussão.

Avaliação da Atividade: Analisar os conceitos construídos e/ou aprimorados pelos alunos após a realização da atividade, esclarecendo dúvidas ainda existentes. Durante toda a atividade o professor poderá avaliar o empenho dos alunos na medida em que observa/interage com os grupos e no momento de discussão analisar as diferentes estratégias, bem como, solicitar um relatório da atividade, que pode ser orientado a partir de questões que o professor julgar interessante para a avaliação da mesma.Além de atividades complementares, com exercícios. OBS: sugestões de questões e exercícios estão no guia do professor.

Contexto da Atividade: Organizar os alunos em grupo conforme o número de computadores no laboratório. Recomenda-se que o trabalho seja realizado em duplas de alunos, para que ocorra a troca de idéias e de estratégias. Orientá-los para acessar o objeto, e que levem lápis e caderno para a sala de informática para realizar anotações durante a atividade.

Tempo Previsto para Atividade: Tempo estimado em duas horas aula.

Clique aqui e conheça o conteúdo

Texto Original: RIVED

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
30/08/2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *