Professores trabalham o tema com os alunos


Eleições na escola

Textos disponíveis no portal ajudam a
preparar atividades sobre o assunto

Aí vêm elas mais uma vez. Para saber se os professores pretendiam levar o tema novamente para a sala de aula, o EducaRede lançou uma enquete durante duas semanas. O resultado trouxe 80% dos votos para a opção “sim”. Diante do placar arrasador, o Portal selecionou textos para serem trabalhados em aula.

Nas últimas eleições, ocorridas em 2002, foi publicada uma série de reportagens sobre voto consciente e pesquisa eleitoral que continuam sendo úteis para o trabalho do professor no atual pleito, dando dicas e aprofundando as discussões, ajudando-o nas atividades em sala de aula.

Destaque também para o tema Cidadania na seção O Assunto É e relato de projetos pedagógicos na seção Internet & Cia (ver quadro ao lado). Para este ano, foi reativado o Fórum sobre Eleições, com o objetivo de promover a troca de experiência sobre como a escola pode incentivar a participação dos jovens nos debates.

Alguns professores internautas destacaram a importäncia do tema para a formação do espírito crítico dos alunos. Sugeriram a abordagem do assunto em sala de aula de forma lúdica, para provocar interesse e facilitar a compreensão:

POR QUE ABORDAR AS ELEIÇÕES?

É o assunto do momento

?Os próprios alunos levantaram o tema durante uma discussão para a escolha da pauta de entrevistas do jornal que preparávamos. A curiosidade foi maior. Várias perguntas foram surgindo e ficou decidido que eles entrevistariam candidatos, para saber o que estavam oferecendo, e cidadãos, para descobrir o que esperavam?.


Profª Wendy Lucia Satiko Shinomya Ravagnani
Escola Estadual ?21 de Abril? ? Lins (SP)

A escola tem de orientar

?Vimos que precisávamos aproveitar o momento (…). Muitos jovens já votam e as informações dadas pela mídia não são suficientes e, muitas vezes, são deturpadas. Reunimos textos para discussão e tentaremos fazer um debate com os candidatos a vereador do bairro. Temos de orientar?.

Prof. Jerônimo Ramos Maia
Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas – Salvador (BA)

Os alunos votam

?Muitos jovens já podem votar. Mas falam que não vão porque não entendem nada. Temos de explicar e mostrar a importância do voto, mesmo sendo facultativo. Afinal, eles mesmos serão beneficiários do bom ou mau governo que terão pela frente“.

Prof. Renato Santos
Escola Estadual Deputado Maurício Goulart – Guarulhos (SP)

O aluno também é cidadão

?Todo período eleitoral eu faço isso. Não tem jeito, é questão de cidadania. Toda vez que eu discuto o tema, sempre incentivo os alunos a levarem o assunto para os pais. Também peço para que façam os exercícios com eles (…) Temos de fazê-los curtir, trabalhando de forma lúdica… Fazê-los entender que estão participando de um processo?.

Prof. José Aparecido da Silva
Escola Estadual Hélios Heber Lino – São Paulo (SP)


(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *