Processos fotográficos

Processos fotográficos

Disciplina:

Química

Ciclo: Ensino Médio

Assunto: Reações químicas

Tipo: Metodologias

A escola é um espaço privilegiado para apresentar aos alunos fatos concretos, observáveis e mensuráveis. Por isso, se você estiver estudando com seus alunos as reações químicas, um bom caminho é propor um estudo sobre os processos fotográficos (o registro de imagens sobre uma superfície), utilizando conceitos de reações de dupla troca.

Nesse caso, são necessárias algumas substâncias específicas, como o nitrato de prata, para a elaboração de papéis sensíveis. Neles, é possível notar o contraste provocado pela incidência de luz. Em um processo mais elaborado, no qual é possível distinguir uma imagem propriamente fotográfica, serão necessárias substâncias como citrato férrico amoniacal.

Sensibilização de papel à luz

Material necessário:

  • Solução de nitrato de prata 5% (é importante guardar a solução de nitrato de prata em um recipiente protegido da luz, para que ela não escureça; e pode-se envolver o frasco de vidro em papel alumínio, por exemplo).
  • Solução de cloreto de sódio 5% (pode ser sal de cozinha).
  • Copo plástico pequeno (de café).
  • Palito de sorvete ou espátula.
  • Papel canson.

    Procedimento:

    Cuidado
    : É preciso solicitar aos alunos que não deixem a solução de nitrato de prata respingar na pele. Se isto acontecer, ela escurecerá gradualmente com a luz, e a mancha poderá permanecer por cerca de três semanas.1. Misturar as soluções de nitrato de prata e de cloreto de sódio (5 ml de cada um) no copo de plástico. O ideal é realizar essa reação em ambiente com pouca incidência de luz natural. Imediatamente o cloreto de prata formado precipitará.2. Jogar fora a solução sobrenadante, recolher com o palito de sorvete o pigmento branco formado, e espalhá-lo sobre parte da folha de papel canson. Ao cobrir parte dessa folha com um papel recortado e após a exposição desse conjunto à luz do sol, será possível observar o escurecimento do pigmento.

    3. No laboratório ou sala de aula, ao se retirar o papel que cobre a folha com pigmento, será possível observar o contraste provocado pela incidência de luz. Esse tipo de constatação resultou no desenvolvimento da fotografia em preto e branco.

    4. Ao solicitar aos alunos que escrevam a equação química, é conveniente que eles representem a reação com os nomes das substâncias para que todos percebam que ocorreu uma dupla troca de cátions e ânions:

    O sal de prata escurece com a luz porque ela transforma o prata iônico em prata metálico.

    Material necessário:

  • Solução de 50 g de citrato férrico amoniacal em 250 ml de água.
  • Solução de 35 g de ferricianeto de potássio em 250 ml de água.
  • Erlenmeyer (pode ser um copo de plástico).
  • Proveta.
  • Pincel de cerdas largas.
  • Papel canson.
  • Secador de cabelos.
  • Transparência com negativo (preto e branco – invertido).
    Observação: É possível elaborar um negativo de uma foto no computador por meio de um programa de tratamento de imagens como o Photoshop. Depois basta imprimi-lo em uma transparência.Procedimento:
  • Preparar as soluções e deixá-las 30 minutos em repouso para estabilizar.
  • Em ambiente sombrio, misturar as duas soluções (5 ml de cada é suficiente para uma folha tamanho A4 de papel canson).
  • Pincelar no papel deixando as margens livres.
  • Secar com secador de cabelos.
  • Colocar a transparência sobre o papel fotossensível (fixar com fita crepe ou durex, por exemplo) e deixar exposto aos raios solares, no mínimo, por 10 minutos.
  • Revelar em banho de água corrente.

    Reação:
    Nesse caso, a representação por meio de fórmulas é mais difícil devido ao citrato. No entanto, pode-se representar o ânion citrato como Cit3-

    Fórmula do citrato:O ferricianeto férrico formado torna-se insolúvel em água ao absorver luz, principalmente raios ultravioleta. Ao passar água sobre o papel, as partes onde não houve incidência de luz vão sendo removidos, revelando a imagem.No livro “Fotografia Pensante”, de João Guimarães Monforte, você encontrará outros procedimentos fotográficos artesanais que podem ser úteis às suas aulas.

    Referência:
    MONFORTE, João Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC, 1997.

    Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Educarede)

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