Problemas abertos em Física

Problemas abertos em Física

Disciplina:

Física

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Dinâmica
Tipo: Metodologias

Muitos professores de Física queixam-se de que suas aulas são sempre expositivas e que não conseguem inovar sua prática em sala de aula. Uma alternativa a esse ensino tradicional é a elaboração de atividades de investigação que busquem aproximar as situações de aprendizagem ao trabalho dos cientistas.

Uma atividade que privilegia os aspectos metodológicos da construção do conhecimento científico deve recusar problemas que tomam os dados como ponto de partida e que tenham como objetivo somente relacionar dados e incógnitas; esses exercícios acabam envolvendo meramente a aplicação de fórmulas.

É interessante tentar mudar a forma de enunciação dos problemas, de forma que os alunos possam relacioná-los com aspectos de seu dia-a-dia. A seguir, apresentamos a transformação de um enunciado tradicional em um problema desse tipo:

Problema tradicional: Um veículo de 400 Kg que viaja a 20 m/s freia com aceleração de 3 m/s2. Calcular: a) A força que atua sobre o veículo; b) O tempo que demora para parar e c) A distância percorrida até parar.

Problema aberto: Um veículo trafega por uma estrada quando, diante de um obstáculo, freia bruscamente. a) Que força deve atuar sobre o veículo para fazê-lo parar?; b) Quanto tempo demorará a parar?; c) Que distância percorrerá até parar? e d) Onde deve começar a frear para não atingir o obstáculo?

Esse tipo de enunciado permite que os alunos sintam a necessidade de definir de maneira mais precisa o problema, explicitando as condições que consideram relevantes, emitindo hipóteses sobre os fatores de que depende a grandeza física procurada e elaborando possíveis estratégias de resolução para o problema proposto.

A transformação de problemas tradicionais em problemas abertos é possível para a maioria dos enunciados tradicionais. Com isso, o professor tem condições de avaliar a aprendizagem dos estudantes e sua capacidade de aplicar conhecimentos científicos em situações reais.

Texto original: Marcelo Barros
Edição: Equipe EducaRede

   
 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

04/03/2002  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *