Prismas e pirâmides: estabelecendo relações

Prismas e pirâmides: estabelecendo relações

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Geometria espacial
Tipo: Metodologias

Pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico relacionam a dificuldade que os alunos têm de perceber e estabelecer relações entre as propriedades geométricas com a falta de estímulo das habilidades visuais, verbais e gráficas no ensino da Geometria em sua escolaridade anterior.

Freqüentemente, o professor se defronta com alunos do Ensino Médio que apresentam defasagens no conhecimento geométrico e, por experiência, sabe que as revisões expositivas sobre esses conteúdos não possibilitam avanços na área. Dessa forma, essa atividade apresenta sugestão de forma alternativa para revisar conteúdos da Geometria Espacial.

Para o dia da atividade, o professor pede aos alunos que tragam de casa materiais como cartolina, cola, tesoura, régua e compasso. Com os materiais em sala de aula, orienta-os a se dividirem em grupos para montar sólidos geométricos (figuras geométricas que possuem três dimensões), a partir de um conjunto de moldes de prismas, com base triangular, retangular e hexagonal, de prisma oblíquo com base triangular, e de pirâmides, com base triangular, quadrada e pentagonal.

Depois da montagem desses sólidos, os alunos podem realizar uma pesquisa em livros didáticos do Ensino Fundamental (providenciados com antecedência) para identificar cada um deles, caracterizando se são prismas ou pirâmides, e verificar a relação de Euler (número de arestas + dois = número de faces + vértices):

a + 2 = f + v

Em seguida, os alunos devem comparar, por exemplo, o prisma retangular com a pirâmide pentagonal ou o prisma triangular com a pirâmide de base quadrada.

Nesse momento, o levantamento de semelhanças e diferenças possibilita que sejam explicitados os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da Geometria Plana (ângulos, polígonos, paralelismo, perpendicularismo, congruências etc.) e, ao mesmo tempo, que os alunos que ainda não trabalharam com essas noções possam conhecê-las.

Cada grupo produz um relatório sobre suas conclusões a respeito das questões levantadas e, para finalizar, escolhe um prisma e uma pirâmide para construir sua planificação com régua e compasso.

Texto original: Edna Aoki
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
10/02/2003

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *