Prepare-se para o FME-SP


Fórum define eixos temáticos

Por Paloma Varón

A cidade de São Paulo entrou em 2004 com muitas perspectivas. Além da comemoração do seu 450º aniversário no próximo dia 25, a cidade se prepara para sediar o Fórum Mundial de Educação, de 1º a 4 de abril.

No final do ano passado, foram definidos os dez eixos temáticos do FME, que tem como tema geral “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”. Os temas foram definidos em reuniões semanais com o Comitê Gestor que é composto por organizações governamentais e não-governamentais, sindicatos e associações.

A partir da visão de que a educação pública e de qualidade é um direito inalienável do cidadão, o FME procura constituir-se numa plataforma mundial de educação. As discussões propostas valorizam o papel educador das cidades, mas os temas discutidos variam. Mídia, a pedagogia de Paulo Freire e ensino superior são alguns dos eixos.

A abertura do Fórum será no dia 1º de abril de 2004, no Estádio do Pacaembu, com um ato político e cultural. As conferências serão nos dias 2, 3 e 4, assim como os painéis, mesas-redondas, eventos, palestras, oficinas e debates. É esperado um público de cerca de 60 mil pessoas nos quatro dias do evento.

Haverá também encontros dos autores de trabalhos inscritos por temática, coordenados por uma entidade componente do Comitê Organizador do FME-SP. Os GTs poderão construir textos-síntese dos debates ocorridos e divulgar no site do FME-SP.

A data para inscrição de trabalhos ainda não está confirmada. Interessados podem ligar para o Instituto Paulo Freire para obter informações: (11) 3021-0670.

Confira os eixos temáticos do FME. Para conhecer as ementas de cada eixo e os subtemas, veja a parte de programação do site oficial do evento: http://www.forummundialeducacao.org.

Eixo temático 1: Educação cidadã como direito social e humano
Eixo Temático 2: Paulo Freire: Educação cidadã como prática da liberdade
Eixo Temático 3: Cidade Educadora: Identidade Cultural e Cidadania
Eixo Temático 4: Cidade Educadora e as desigualdades sociais
Eixo Temático 5: Ambiente e educação para a sustentabilidade
Eixo Temático 6: A produção e o acesso ao conhecimento
Eixo Temático 7: A Mídia na Cidade Educadora
Eixo Temático 8: Política, financiamento e gestão educacional nas Cidades Educadoras
Eixo Temático 9: Educação e as políticas públicas para a infância
Eixo Temático 10: O papel social do ensino superior na perspectiva de uma educação cidadã

O site indicado neste texto foi visitado em 11/03/2004

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

A água é um dos pontos mais debatidos desde a realização da Cúpula de Johanesburgo (África do Sul), em 2002, quando foram criaradas as Metas do Milênio. Trata-se de uma proposta de reduzir pela metade a falta de acesso à água potável  (hoje, 1,4 bilhão de pessoas) e a um sistema básico de saneamento (2,3 bilhões) até o ano 2015. Em março de 2003, o 3o Fórum Mundial da Água, no Japão, e o Fórum Social das Águas, em Cotia, (SP) discutiram várias ações que podem decidir o futuro da água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *