Prêmio Conexão Cultura: a sua história em suas mãos


Prêmio Conexão Cultura: a sua história em suas mãos

O Prêmio Conexão Cultura quer conhecer o seu valor! Conte a sua história de como lan-houses ou telecentros modificaram sua vida pessoal ou profissional. E se você é monitor ou administrador de telecentro ou é dono de lan-house, conte as ações que ajudaram a melhorar o seu negócio, a vida dos clientes ou até mesmo da vizinhança. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março. Veja o regulamento.

O prêmio é uma iniciativa da Fundação Padre Anchieta com vistas à valorização de ações de telecentros e lan-houses que vão além das funções cotidianas. São iniciativas que facilitam o acesso dos seus frequentadores a benefícios culturais e sociais. Está relacionado a duas questões estratégicas para o país: a emancipação digital e a desigualdade social. Quanto maior a distância entre a população e os serviços e benefícios das novas tecnologias da informação, mais precária será a situação educacional, financeira e de empregabilidade.

Assim, divulgar boas práticas de emancipação digital dos telecentros e lan-houses é uma maneira de colaborar para a construção de um ciclo virtuoso, que leve a mais empregos, melhores condições sociais e cidadania.

Com esta iniciativa, procura-se mostrar que os Centros de Acesso à Internet são também locais de formação profissional e desenvolvimento cultural. É um meio para estimular a autonomia e a capacidade do cidadão de usufruir dos serviços criados pela sociedade da informação.

Objetivos

O prêmio tem como principais objetivos:

• Reconhecer estratégias inovadoras;
• Premiar os centros que, além de inovar, promovam a expressão e inclusão da diversidade brasileira no mundo digital e seus benéficos sociais;
• Identificar espaços que provoquem relevantes efeitos sobre seus frequentadores e sobre sua comunidade.

Categorias do prêmio

Categoria Minha História (Centros de Acesso à Internet público e privado)

Histórias de indivíduos que tenham tido a sua vida modificada para melhor a partir do contato com as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nos centros. Os relatos devem contemplar:

• Caso de sucesso de usuário
• Registro de história vitoriosa
• Impacto na modificação social

Os relatos pessoais (Minha História) serão avaliados levando em conta se houve uma mudança significativa na vida do usuário, em termos de cidadania, empregabilidade, incremento de renda, escolarização, autonomia digital, dentre outros.

Serão utilizados os seguintes critérios:

• Mudança positiva: destacando o antes e o depois na vida do freqüentador seja relacionada a emprego, vida social ou familiar;

• Registro de história vitoriosa: relato de uma trajetória de sucesso, contando as conquistas do freqüentador;

• Impacto na modificação social: destaque sobre como mudanças pessoais, a partir do acesso à internet, se transformaram em melhorais também para a família, amigos ou comunidade.


Categoria Melhores Práticas de Gestão (Centros de Acesso à Internet público e privado)

Boas práticas na gestão de centros de acesso à Internet. Os relatos devem contemplar:

• Modelo de negócio
• Sustentabilidade
• Ação inspiradora

Os relatos relacionados à gestão de Centros de Acesso à Internet (Melhores Práticas de Gestão) serão avaliados levando em conta se a prática influenciou a vida dos usuários e da comunidade, ampliando as possibilidades de acesso ao mundo da tecnologia digital, de geração de renda, facilidade de comunicação e de interligação com o mundo, entre outros.

Serão utilizados os seguintes critérios:

• Modelo de negócio: relato de gestão que pode ser reproduzido por outros estabelecimentos similares, graças a sua capacidade de implementar melhorias no negócio;

• Sustentabilidade do negócio: relato de ações que permitiram o sucesso financeiro do negócio, tornando-o mais rentável; parcerias com outras empresas ou instituições;

• Ação Inspiradora: relato de ações simples que causaram impacto significativo no sucesso do negócio e que podem inspirar outros gestores a reproduzi-la ou adaptá-la a sua realidade.

Premiação

Os vencedores serão contemplados com os seguintes prêmios:
Categoria Minha História (Centros de Acesso à Internet público e privado)

1º lugar: laptop
2º lugar: câmera digital
3º lugar: celular
Categoria Melhores Práticas de Gestão (Centros de Acesso à Internet público e privado)

1º lugar: laptop
2º lugar: câmera digital
3º lugar: celular

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *