Práticas corporais
Disciplina:
Educação Física
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Cultura Corporal
Tipo: Metodologias
É importante que o aluno de Ensino Médio conclua o seu curso conhecendo diferentes possibilidades de atividades físicas de modo que, no futuro, ele possa escolher aquelas com as quais mais se identifica e pratique-as para manutenção de sua saúde.
Mesmo que não seja possível esgotar as inúmeras práticas corporais contemporâneas, pode-se ampliar o acesso dos alunos às informações sobre elas utilizando trabalho em grupo, seminários e oficinas. Para começar, convém:
- verificar materiais informativos que a escola dispõe e/ou os locais onde podem ser encontrados, livros e revistas especializadas que podem ser levados para a classe, endereço de sites;
- organizar um roteiro de pesquisa, que garanta as informações básicas;
- estabelecer um cronograma que viabilize o tempo de pesquisa e apresentações dos grupos, o que determina quantos tipos de práticas podem ser trabalhadas no período.A idéia é que o professor converse inicialmente com a classe, dando uma visão geral das diversas práticas corporais:
- lutas;
- grandes linhas de dança e manifestações da cultura corporal;
- esportes mais radicais e menos difundidos culturalmente;
- diferentes abordagens de ginástica;
- práticas orientais e suas filosofias;
- trabalhos corporais considerados alternativos.Em seguida, os alunos se organizam em grupos e escolhem um tema para trabalhar; complementam o roteiro e o cronograma com o professor; combinam formas de avaliação do trabalho (parciais, auto-avaliação, finais) e de apresentação: expositivas, em forma de oficina ou utilizando outras linguagens.
O professor pode ainda sugerir que profissionais, como um professor da escola vizinha ou de uma academia do bairro, sejam convidados a falar sobre uma ou outra prática de maior interesse da classe, finalizando o trabalho.
Texto original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier
Edição: Educarede
|