Prática das quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar)

 

Prática das quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar)

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Reading, Writing, Listening and Speaking
Tipo: Jogos

Ao propor uma brincadeira de adivinhação em sala de aula o professor pode promover entre os alunos a prática das habilidades de ler, escrever, ouvir e falar em inglês num clima de descontração e interesse.

 

 

 

Preparando e explicando a brincadeira:

 

 

 

Todos os alunos recebem uma ficha  a ser preenchida e uma lista de sugestões de perguntas,  que poderão ser utilizadas durante a brincadeira. Contando apenas com o auxílio do professor, cada aluno deverá preenchê-la e entregá-la ao professor.

 

 

 

As perguntas e respostas devem ser faladas em inglês, e os dados da ficha devem estar todos preenchidos.

 

 

 

A brincadeira

 

 

 

Ao receber todas as fichas, o professor escolhe uma e inicia a brincadeira para exemplificar principalmente as respostas, que deverão ser curtas (short answers), sempre que possível, para facilitar aos alunos o entendimento imediato.

 

 

 

Como regra da brincadeira, não podem ser perguntados nem o nome nem o apelido do aluno, mas pode-se perguntar se ele tem um apelido. Todas as perguntas e respostas devem ser formuladas em voz alta.

 

 

 

Quando o tempo combinado terminar ou os alunos não tiverem mais perguntas a fazer, o professor deve introduzir a questão:

 

 

 

Who is the student?

 

 

 

Depois da resposta correta, um aluno (pode ser aquele que foi identificado ou um dos que o identificou) deverá escolher outra ficha e dar continuidade à brincadeira.

De forma divertida, a atividade oferece muitas oportunidades para a prática contextualizada de cada uma das quatro habilidades (Reading, Writing, Listening and Speaking), com participação coletiva e voluntária.

 

 

 

Texto Original: Zelinda Campos Cardoso

Edição: Equipe EducaRede

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *