Por que as coisas têm peso?
Disciplina: Física Ciclo: Ensino Médio Objetivo: Em várias situações estamos pesando coisas, utilizando o conceito PESO/MASSA, mas, em geral, não se pensa muito sobre o assunto, muito menos se relaciona o fato do astronauta poder flutuar com o resultado da nossa consulta à balança. Este OA tem como meta estimular a capacidade do aluno de interpretar o que vê, lê e ouve, contra a memorização inútil. Pretende estimular o aprendizado realizado através da observação, do pensar e da interpretação. Pretende-se que o aluno compreenda que a balança mede o peso ou a força da ação da gravidade g sobre a massa de um corpo (p=mg) e que essa força varia conforme o local onde se encontra o corpo.Contudo, mais do que aprender por que coisas têm peso, que esse peso é a ação da gravidade sobre a massa das coisas, é preciso que professor e aluno tenham em vista a importância e aplicação desse conhecimento para si e para a Ciência em geral. É importante também saber as relações com outros temas e as possibilidades que se apresentam para aprender mais.Através das viagens interplanetárias em uma cápsula futurista e de um conjunto computacional atrativo, espera-se estimular o aluno para estudar o tema. A imagem é tudo, mas o aluno será incentivado também a ler textos, porque interpretar textos, frases ou notícias, será uma atividade importante em sua vida. Pré-Requisito: Espera-se que o aluno tenha curiosidade e capacidade para as operações matemáticas. Para os cálculos da força gravitacional ele poderá ter alguma dificuldade nas operações com expoentes de dez, entretanto, será uma ótima oportunidade para praticar ou aprender como se trabalha com expoentes de dez. Esses cálculos estão prontos e detalhados em texto anexo. Observações: Como em todas as atividades didáticas, o ensino/aprendizagem depende muito do interesse, disposição e preparo do professor e do ambiente que prepara para desenvolver o trabalho com os alunos. Os textos anexados a este módulo serão úteis tanto para o professor preparar-se para as atividades de sala e discussão das questões, quanto para o aluno. O professor poderá incentivar os grupos a trabalharem com os textos, deixando que os alunos façam sua escolha a partir das suas preferências. Por exemplo, aqueles que se sentem desafiados a “fazer” contas, podem refazer os cálculos da gravidade em cada planeta e comparar os resultados com os apresentados. Os resultados de cada grupo podem ser apresentados em sala para discussão. Autoria: Guilherme da Cruz Pinheiro e Guilherme Yonashiro Marcelino – Universidade Estadual Paulista – UNESP/SP Tipo de Atividade: Motivação, observação, análise. Avaliação da Atividade: Sendo possível, sugere-se que o módulo seja trabalhado várias vezes e o professor compare as repostas dos alunos quanto o que foi novidade, o que já sabiam, o que mais gostaram, o que menos gostaram, o que foi interessante, o que não compreenderam, e, então, solicitar que escrevam suas opiniões e perguntas. A participação efetiva do aluno durante as atividades também poderá ser avaliada, com o conhecimento prévio do aluno.A avaliação pode ser baseada na evolução do aprendizado e coerência nos argumentos às questões colocadas para discussão em sala e a partir do material escrito que se solicitará após a atividade. Contexto da Atividade: Sugere-se que o professor, após a leitura dos textos apresentados no módulo ou de material que lhe sejam familiares, converse com os alunos sobre o assunto. Na sala dos computadores, sugere-se que os alunos, em grupos de dois ou três, interajam com o Objeto e sejam motivados por ele e pelo professor para a leitura dos textos e preparo das atividades. Tempo Previsto para Atividade: Meia hora para as viagens interplanetárias, mas poderá necessitar de meia hora extra para refazer suas viagens e responder as questões. Cálculo da força gravitacional na superfície da Terra, em altitude de 300 km: meia hora. Para a leitura dos textos e outras atividades extra-classe, vai depender da “velocidade” de cada aluno. |
Texto Original: RIVED |
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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
14/09/2007 |