Pontos em Batalha

Pontos em Batalha

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Escalas, Geometria Plana, Gráficos, Medidas, Ordens de grandeza
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:  -Através do objeto de aprendizagem, despertar o interesse do aluno e auxiliar na resolução de problemas;-Permitir que os alunos fiquem atentos ao conteúdo que está sendo desenvolvido, contando com a participação dos mesmos;-Permitir a investigação matemática, favorecendo conjecturas e análise de resultados obtidos;-Atribuir significado ao conteúdo desenvolvido;-Trabalhar com dados reais;-Apresentar dados históricos sobre a geometria analítica;-Discutir como localizar um ponto no plano cartesiano; -Saber ler, interpretar o gráfico e identificar as coordenadas de pontos. -Buscar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema; -Caracterizar os pontos situados nos eixos de coordenadas, bem como os pontos dos diferentes quadrantes; -Usar a noção de distância na resolução de problemas;-Proporcionar ao aluno condições de descobrir, com a mediação do professor, a fórmula que permite calcular a distância entre dois pontos, sendo dadas suas coordenadas, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio dedutivo.

Pré-Requisito: – Conhecimento básico de informática- Convém que o aluno já tenha um conhecimento prévio, sobre como formar par ordenado;- O aluno deverá saber o que é um segmento de reta.

Autoria: Bruno Gois Mateus, Lorena Silva Camelo, Lucas Lopes do Amaral, Maria de Fátima Costa de Souza, Raquel Almeida, Renyelle da Silveira Vasconcelos – Universidade Federal do Ceará

Tipo de Atividade: motivação, reconhecimento, resolução de problemas e discussão.

Avaliação da Atividade: A avaliação da atividade é feita através da observação do professor em relação às estratégias criadas pelos alunos para a resolução do problema proposto pela atividade. O professor deve discriminar quais foram às dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a atividade. Por fim, analisar e avaliar se os conteúdos abordados foram realmente bem assimilados pelos alunos através de uma discussão com os alunos em sala de aula.

Contexto da Atividade: Cadeiras dispostas em forma de “U” para a discussão. Dispor de materiais como quadro negro ou branco, cartolina, folhas de papel, pincéis, giz ou canetas para fazer as anotações e dúvidas dos alunos a cerca do tema abordado. Sala com computadores em bom funcionamento e com acesso a internet.

Tempo Previsto para Atividade: Sugere-se que sejam reservadas, pelo menos, três aulas para abordar os conteúdos explorado pela atividade, sendo a primeira para uma introdução do conteúdo, a segunda de exploração do objeto e a terceira de discussão sobre os resultados obtidos por partes dos alunos. Caso o professor sinta necessidade, ele poderá expandir a aula de discussão.

Clique aqui e conheça o conteúdo

Texto Original: RIVED

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
30/08/2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *