Pesquisa avalia hábitos das crianças em relação ao uso das TIC

Pesquisa destaca computadores e celulares como prediletos do público infantil

Indicadores revelam que a escola é o principal local onde as crianças adquirem habilidades no uso do computador, mas alertam que o acesso à internet no ambiente de ensino ainda é restrito

Por José Alves

 

De que forma as crianças brasileiras de 5 a 9 anos estão se apropriando e utilizando as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)? É fato que os representantes dessa faixa etária adotaram as telas digitais como companheiras inseparáveis e demonstram enorme capacidade intuitiva de interagir com computadores e celulares, diferentemente dos adultos, que constantemente recorrem aos manuais de instrução dos aparelhos para manuseá-los.

Avaliar a posse e o uso das tecnologias por esse público específico foi o mote para a realização da 1ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil — TIC Crianças, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), núcleo vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo foi apresentado ao público no último dia 7/10, em São Paulo. Confira a íntegra do estudo.

O que dizem as crianças: computador, internet e celular

Os indicadores da pesquisa apontam a escola como local propício à incorporação de conhecimento em tempos de cultura digital. As habilidades para uso do computador originam-se principalmente nas instituições educacionais. A maior parte das crianças mencionou ter aprendido a utilizar a tecnologia no local de ensino, porém, o acesso à internet ainda é restrito: somente 14% citaram a escola como o lugar onde utiliza o ambiente virtual com mais frequência. Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, analisa: “A escola é o principal local para aquisição das habilidades do computador e da internet; entretanto, o uso da internet nesse local ainda é relativamente baixo. Além de ensinar informática para as crianças, é preciso fazer com que professores e coordenadores pedagógicos incorporem o uso das TIC nos processos pedagógicos”.

Na internet, as atividades lúdicas foram as mais citadas pelas crianças. Segundo as entrevistas, 97% das crianças utilizam a rede para jogar. Entre as demais atividades investigadas, 55% das crianças disseram que usam a internet para brincar em sites que têm desenhos como aqueles que estão acostumadas a assistir na TV. Cerca de 30% das crianças afirmaram participar de alguma rede social. Quando os computadores não estão conectados à web, as crianças utilizam o equipamento, principalmente, para desenhar (80%), escrever textos (64%) e ouvir música (64%).

O telefone móvel assume papel de protagonista na vida das crianças. O uso do celular supera o uso do computador e é uma das tecnologias mais presentes no cotidiano das crianças de 5 a 9 anos: 65% já usaram um aparelho e 14% possuem um. O telefone móvel é usado principalmente para o jogo (88%), seguido pelo uso do aparelho como ferramenta de comunicação: 64% declararam ter ligado para alguém. Ouvir música (60%) também é uma atividade importante para as crianças que usam o celular.

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *