Para entender a conta de água

Para entender a conta de água

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Porcentagem, quatro operações
Tipo: Metodologias

Analisar uma conta de água é um modo simples e interessante de discutir noções de Matemática, como medida de capacidade, porcentagem e rever quatro operações.

Peça para os alunos trazerem de casa uma conta de água e explore os dados que aparecem nela:

  • mês de referência e vencimento;
  • leitura – quantidade em m3 apontada no hidrômetro (mês anterior e atual);
  • consumo em m3 – a diferença entre a leitura atual do hidrômetro e a anterior;
  • média diária – o quanto foi gasto de água durante o mês de referência;
  • esgoto – o custo do esgoto é o mesmo pago pelo consumo de água;
  • total a pagar – a soma do valor da água e do esgoto.Durante essa análise, pode-se aproveitar para discutir o conceito de metro cúbico, o cálculo da média diária de água consumida e o que é hidrômetro. É possível também propor problemas:
  • Quanto está sendo cobrado por m3 de água gasta?
  • Na classe, qual a diferença entre o valor da conta mais alta e da mais baixa?
  • Representar a mesma diferença em porcentagem.
  • Qual a capacidade em litros e m3 da caixa d’água da casa ou prédio dos alunos?Para concluir, desafie a turma a calcular o consumo de água em atividades rotineiras. Proponha como medida o copo tipo americano (um litro corresponde a quatro copos) e o registro dos diferentes usos, por exemplo: pegue uma bacia, coloque-a dentro da pia e lave as mãos. Meça contando quantos copos ficaram na bacia. Faça o mesmo para escovar os dentes, lavar um prato e assim por diante.

    Texto original: Vera Lúcia Moreira
    Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
04/03/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *