Padrões matemáticos e os fenômenos naturais
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio Quem assistiu ao filme “Uma Mente Brilhante”, sobre a história do matemático John Nash, pôde conhecer uma história que mostra como os seres humanos, há muito tempo, buscam encontrar modelos matemáticos para representar fenômenos existentes na natureza. Ora, nossos alunos sempre nos questionam sobre a importância da Matemática enquanto interação com o mundo fora da escola. Trazer para a sala de aula uma reflexão mais profunda sobre a relação da Matemática com a natureza é uma maneira de ampliar a visão do aluno sobre a própria Matemática, mostrando que esta ciência tem uma importância muito maior do que somente os conteúdos contidos nos livros didáticos. Esta atividade tem início com a exibição do filme “PI”, de Darren Aronofsky. Antes de seu início, o professor deve conversar com os alunos a respeito do título, recordando as principais idéias sobre o número que representa a razão entre o comprimento da circunferência (C) e seu diâmetro (D), ou seja, PI = C/D. Esse número é considerado “irracional”, pois sua representação decimal resulta em um número com infinitos algarismos e nenhuma periodicidade, isto é, nunca apresenta uma repetição de seqüência de algarismos, como nas dízimas, por exemplo. O protagonista do filme é um pesquisador matemático que usa um computador para calcular o número pi com a maior quantidade de casas decimais possíveis e ver se encontra alguma regularidade nessa seqüência. É interessante ressaltar para os alunos que, durante o filme, o protagonista faz quatro importantes afirmações:
Após a exibição, em uma outra aula, as cenas que contêm as afirmações acima podem ser reexibidas para que os alunos façam anotações referentes a elas. Em seguida, o professor abre o debate e convida os alunos a falarem sobre suas anotações e o que lhes chamou mais atenção nas cenas destacadas, ou em outras que eles consideraram interessantes, sob o ponto de vista das idéias matemáticas presentes no filme. Essa atividade pode ser finalizada com um registro coletivo das principais idéias discutidas, bem como desencadear um trabalho mais profundo de pesquisa sobre modelagem matemática, um assunto bastante difundido entre os matemáticos da atualidade. O registro coletivo pode ser transformado em um mural com o título “O filme PI e a construção das idéias matemáticas”, por exemplo. Nele, os alunos colocam pequenos textos com suas observações, ilustrações relativas às idéias matemáticas presentes no filme, críticas encontradas em jornais ou revistas. Esse mural pode, então, ser exposto para outros alunos do mesmo ciclo, com o convite para assistir ao filme. O site indicado neste texto foi visitado em 28/10/2004 |
Texto Original: Sergio Friedman Edição: Equipe EducaRede |
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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
28/10/2004 |