Os frutos da terra

Os frutos da terra

Disciplina:

História

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Transição Paleolítico/Neolítico
Tipo: Metodologias

No estudo do período pré-histórico, um aspecto importante a ser abordado é o surgimento da agricultura como meio de subsistência. A arte de cultivar a terra possibilitou aos homens pré-históricos fixarem-se em alguns territórios e tornou-se um recurso complementar às práticas de caça e coleta.

O objetivo dessa proposta é traçar com os alunos a importância da descoberta da agricultura para o homem da pré-história, até os nossos dias. Esse trabalho consegue chamar a atenção do aluno por ser concreto e dinâmico e, com adaptações, é adequado a qualquer série, especialmente para as 5ª e 6ª séries.

Antes da atividade, o professor solicita aos alunos que tragam grãos e frutas para a escola. Se isso não for possível, pode-se verificar se a cozinha da escola pode fornecer alguns grãos (arroz, feijão, milho).

Com a classe organizada em círculo, o professor expõe os alimentos, conversando com os alunos sobre a origem de cada um e a importância de seu cultivo.

Em seguida, promove-se um debate, no qual os alunos são convidados a imaginar a vida contemporânea sem a agricultura (lembrar aspectos do nomadismo, como as longas caminhadas para se abrigar do frio e procurar alimentos, a alta taxa de mortalidade entre crianças e os mais velhos, as dificuldades em aperfeiçoar técnicas de caça e moradia).

Com o auxílio de gravuras – por exemplo, reproduções de fotos de Sebastião Salgado, reportagens sobre a fome na África, fotos sobre o movimento dos Sem Terra – é possível estimular a reflexão dos alunos sobre o tema trabalhado, com interferência mínima do professor.

No fim, pode-se partir para um “gesto concreto”: partilhar as frutas trazidas ou plantar os grãos (em local da própria escola ou em vasos previamente preparados). É importante também que cada aluno faça individualmente um registro escrito no caderno.

Caso o professor queira dar continuidade ao trabalho, pode trazer para os alunos um mito indiano, para exemplificar a conquista da agricultura pelos homens.

Texto original: Maria Walburga dos Santos
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
27/11/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *