Orientação para produção de textos II (1ª a 4ª série)

Orientação para produção de textos II (1ª a 4ª série)

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias

Uma aprendizagem efetiva pressupõe a construção sólida de conceitos. Isso significa estabelecer relações de comparação e identificar diferenças e semelhanças entre exemplos, ou seja, comparar fatos e conteúdos, quaisquer que sejam eles. A comparação é necessária para que se possam observar as características do tema em estudo, construindo os conceitos respectivos.

Por exemplo, ao propor aos alunos a produção de um conto de fadas, é preciso que eles conheçam as características desse gênero. Para tanto, o professor pode trabalhar tais características por meio de duas atividades:

  • A primeira visa a comparação de textos de um determinado gênero com outros de gêneros diversos, para estabelecer diferenças;
  • A segunda tem por objetivo a comparação de textos dentro de um mesmo gênero, para estabelecer semelhanças e aprofundar as observações anteriores.O professor pode solicitar que os alunos comparem um conto de fadas – por exemplo, “A Bela Adormecida” – com um conto maravilhoso – “Aladin e a Lâmpada Maravilhosa” – e um conto de aventuras – “Os Doze Trabalhos de Hércules” –, para observar as características que os diferenciam. Isso possibilita o levantamento das características específicas do conto de fadas, tais como:
  • presença de fadas;
  • presença de uma heroína (virtuosa, que sofre a história toda, sendo recompensada no final com um belo casamento com um príncipe);
  • existência de uma vilã ou de um vilão;
  • organização em um eixo temporal, com tempo indeterminado, que prevê a apresentação do cenário e de uma situação de equilíbrio inicial;
  • alteração do equilíbrio por algum problema;
  • volta a um equilíbrio reconstruído pela resolução do problema (castigo do vilão, recompensa à heroína ou ao herói);
  • término com a apresentação de algumas expressões consagradas, como “E foram felizes para sempre”.É importante que as observações feitas na comparação entre textos de diferentes gêneros sejam registradas por escrito (coletiva ou individualmente), para que sejam comparadas com as observações que forem feitas na segunda atividade, de comparação entre textos de um mesmo gênero.

    Como essa proposta tem por objetivo realizar tanto uma generalização quanto um aprofundamento, é interessante que, após o primeiro registro, se procure caracterizar explicitamente o gênero em estudo. Isso pode ser feito por meio da elaboração de um verbete, ao qual se deve voltar depois da segunda atividade para acrescentar informações e reformular o enunciado, aprofundando o conceito.

    Texto original: Kátia Lomba Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Educarede)

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