Orientação para produção de textos I (Ensino Médio)
Disciplina:
Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Ao propor atividades de produção de textos — orais ou escritos —, é fundamental que o professor apresente todas as características do contexto de produção:
- definir os leitores do texto;
- dizer qual a finalidade do texto;
- estabelecer onde vai circular — na escola, nas mídias impressa, eletrônica, radiofônica ou televisiva ou em outros meios sociais, como clube, igreja, entre outros;
- determinar em que portador será tornado público — livro, revista, panfleto, sites e páginas da Internet, jornal, almanaque;
- propor em que gênero será organizado — conto de ficção científica, conto popular, conto maravilhoso, conto literário, crônica, notícia, artigo de opinião, reportagem, anúncio, propaganda, tese, verbete, monografia, carta comercial, carta pessoal, bilhete, romance etc.;
- combinar de que posição social o autor do texto falará — como aluno, representante de classe ou do colégio, sindicalista, filho, irmão, adolescente, leitor de um determinado jornal ou revista.Os alunos precisam saber que o texto terá maiores possibilidades de atingir a sua finalidade se estiver adequado aos elementos do contexto de produção. Isto é, se o produtor adequar a linguagem e as escolhas relativas ao tipo de informação que considerar relevante e necessária para a compreensão do assunto, às possibilidades de compreensão que acredita que seu interlocutor possui, às características do gênero, do portador e do meio onde o texto circulará.
Não se escreve um mesmo texto, mesmo que o assunto seja idêntico, para uma criança de dez anos, para leitores de uma revista de rock ou para o público que freqüenta a igreja de uma determinada religião, por exemplo.
Da mesma forma, escrever para uma revista, não é a mesma coisa que escrever para um jornal — ainda que a seção seja equivalente —, para um panfleto ou folder, ou ainda para um livro ou almanaque.
E, finalmente, é muito diferente falar sobre um determinado assunto quando se está na posição de filho, pai, professor, aluno, colega, especialista ou estudioso de um determinado assunto.
Assim, saber escrever bem é, fundamentalmente, saber adequar o texto às características do contexto de produção.
Quando o professor pedir aos alunos para que produzam um determinado texto (oral ou escrito), é preciso contextualizar melhor o pedido e não simplesmente indicar um tema, como comumente se faz.
Por exemplo, em vez de dizer — “Escreva um texto sobre a hipótese de uma Terceira Guerra Mundial” —, é preciso apresentar todos os elementos do contexto de produção: “Escreva, como jornalista da área de política (lugar social), um artigo de opinião (gênero) para o jornal X (portador e esfera de circulação), sobre a possibilidade de, nas atuais circunstâncias históricas, ser desencadeada uma Terceira Guerra Mundial (assunto)”.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
|