Orientação para leitura de textos – II

Orientação para leitura de textos – II

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias

Quando se realiza uma leitura, adotamos procedimentos diferentes que dependem do por que escolhemos este ou aquele texto para ler. Quer dizer: se estivermos estudando mamíferos, buscaremos no texto informações que nos possibilitem compreender o que são mamíferos; assim, realizaremos uma leitura extensiva do texto, buscando tais informações. Se estivermos, ao contrário, procurando uma informação específica sobre a capacidade de adaptação dos mamíferos ao meio ambiente, apenas este tópico nos interessará e, na leitura, selecionaremos as informações, descartando todas as que não se referirem especificamente a este tópico.

Se lermos a descrição de um imóvel com a finalidade de comprá-lo, certamente nos interessarão os aspectos relacionados às condições do imóvel, à sua localização, acabamento, tamanho, tipo de cômodos, preço, etc. Se, ao contrário, lêssemos a mesma descrição interessados em montar um escritório, os aspectos que nos chamariam a atenção seriam aqueles relativos às facilidades para entrar e sair do imóvel, à existência de vizinhos, de comércio e sistema bancário por perto etc.

Se procurarmos informações sobre um determinado tópico em um livro ou revista não conhecidos, certamente consultaremos o índice, a orelha, ou o prefácio, ou uma a uma dessas partes, à medida que quiséssemos confirmar expectativas.

Se fizermos uma leitura de revisão de texto, aspectos como a legibilidade do texto, as escolhas lexicais ficarão mais evidentes. Se lermos um texto para montar determinado aparelho, a leitura será passo a passo. Ao contrário, se lermos uma bula de remédio, apenas a parte que para nós é inteligível é que será objeto de nossa atenção.

Dessa forma, recomendamos que esses procedimentos de leitura sejam objeto de ensino: é preciso que as finalidades para as leituras propostas em sala de aula sejam apresentadas aos alunos de forma clara e distinta e, para, além disso, é fundamental que essas diferenças entre os procedimentos e, portanto, entre as compreensões decorrentes desses procedimentos sejam discutidas em aula.

Texto Original: Kátia Lomba Bräkling

Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
13/11/2003

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