Onde você está?

Onde você está?

Disciplina:

Geografia

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Pontos Cardeais e Colaterais
Tipo: Jogos

Quando as crianças conseguem estabelecer as relações projetivas com facilidade (esquerda/direita, cima/baixo, frente/trás), estão em condições de entender o que é orientação por meio dos Pontos Cardeais – Norte, Sul, Leste, Oeste – e Colaterais – Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste.

Primeiramente, o professor deve iniciar esse estudo no espaço concreto da criança, utilizando a observação do sol e a bússola. Identificar, com esses recursos, os Pontos Cardeais e Colaterais da sala de aula, da quadra, do pátio, da rua da escola, em casa.

Depois de experimentar essas situações, os alunos podem estabelecer relações entre dois ou mais pontos por meio de sua representação. O jogo “Onde está você?” trabalha com essas relações e favorece a proposição de desafios que mobilizam a reflexão e a interação dos alunos a respeito desse assunto.

Para a realização do jogo, deve-se montar um tabuleiro de cartolina (30 cm x 25 cm), quadriculada em 5 cm x 5 cm, com as letras de A a Z ( incluindo o K) e os números de 1 a 6. Iniciar com a seqüência das letras e finalizar com os números.

Tabuleiro:

A B C D E F
G H I J K L
M N O P Q R
S T U V X Z
1 2 3 4 5 6

Preparar dez envelopes contendo as indicações de como se deslocar no tabuleiro. As fichas com as respostas correspondentes devem ficar no interior do envelope.

Envelope (parte externa):

Partindo do ponto S, ande:
  • 5 casas para o Leste
  • 1 casa para o Sul
  • 2 casas para o Noroeste
  • 2 casas para o Norte
  • 3 casas para o Oeste

Onde você está?

Ficha com a resposta (dentro do envelope):

No ponto A.

Divididos em duplas, cada jogador sorteia um envelope, lê as instruções, executa o deslocamento e reponde onde está. Depois da jogada, confere a resposta e ganha um ponto se acertar. Vence quem acumular mais pontos.

Se o professor desejar continuar com esse tipo de trabalho, pode adaptar o jogo ao mapa rodoviário do Estado em que a criança vive. O mapa rodoviário é uma representação formal onde aparecem as estradas que ligam as principais cidades do Estado. Exemplo de instrução para esse jogo:

Partindo de São Paulo, vá até:
  • a 1a cidade a Sudeste
  • a 2a cidade a Norte
  • a 2a cidade a Noroeste

Onde você está?

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
03/05/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *