O papel da leitura feita pelo professor: A leitura colaborativa

O papel da leitura feita pelo professor: A leitura colaborativa

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª

Assunto: Organização do trabalho de alfabetização

Tipo: Metodologias

Como já abordado na dica Produzindo textos antes de saber escrever, em Turbine sua aula, a leitura feita pelo professor tem um papel fundamental no aprendizado dos leitores e escritores iniciantes: é ela que favorece aos alunos que ainda não compreenderam o sistema de escrita, o contato com textos organizados em gêneros da linguagem escrita. Esse procedimento possibilita que os alunos aprendam sobre a linguagem escrita, ainda que não saibam escrever.

No entanto, esse recurso não é apenas útil para os alunos das classes de alfabetização. É um procedimento fundamental também quando se busca abordar e destacar as estratégias de leitura utilizadas durante o processamento do texto.

Nesse caso, o professor seleciona um texto adequado para o trabalho com as estratégias de leitura ascendentes e descendentes e organiza um trabalho de leitura colaborativa.

O professor apresenta o texto para a classe — em papel manilha ou kraft, no retroprojetor, em power point — aos poucos, trecho a trecho, de tal forma que realize paradas estratégicas durante a leitura, adequadas para a abordagem do conteúdo selecionado.

Nas interrupções, solicita a participação dos alunos na localização de informações, antecipações, inferências, conferência e validação de informações. Nesse momento, é fundamental que o professor peça a eles que explicitem as pistas lingüísticas que possibilitaram as respostas dadas.

É nesse processo de explicitação que os alunos aprendem os procedimentos utilizados pelos demais para processarem os sentidos do texto, o que lhes possibilita maior proficiência em leitura.

Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
20/02/2003

O papel da leitura feita pelo professor: A leitura colaborativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *