O Grande Ditador
Disciplina: História Ciclo: Ensino Médio Onde encontrar: Videolocadoras “Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio… negros… brancos.” Assim se inicia o discurso de um dos personagens desse filme notável do cineasta Charles Chaplin. Humanista, libertário, crítico, pacifista – o discurso final de “O Grande Ditador” despregou-se do filme e correu o mundo, acolhido em todos os lugares em que a injustiça e a desigualdade precisavam ser denunciadas. Ele faz parte da galeria de textos inesquecíveis, como a Carta do Chefe Seattle e a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. Esse texto é um importante material para ampliar a discussão de temas como o Nazismo e a Segunda Guerra Mundial, ou mesmo os conflitos europeus contemporâneos. O assunto do filme se revela a todos pelo título e logo na apresentação dos personagens: trata-se de um país imaginário chamado Tomânia, governado pelo ditador Adenoid Hynkel, alter ego de Hitler. Como se pode ver, trata-se da Alemanha de Hitler, em plena ascensão do Nazismo e início da Segunda Guerra Mundial. Em um artigo de jornal escrito em 1939, Chaplin declarou que “’O grande ditador’ poderia ser o título de uma comédia, de uma tragédia ou de um drama; eu quis fazer um coquetel de todos esses gêneros e traçar um perfil, ao mesmo tempo grotesco e sinistro, de um homem que acreditava ser um super-herói e pensava que sua opinião e sua palavra eram as únicas com valor”. Ele afirmou também que se soubesse de antemão dos campos de concentração não teria tido coragem de brincar com a “demência homicida dos nazistas”. Esse grande artista e pensador conseguiu ridicularizar a figura de Hitler e as idéias nazistas. Conseguiu fazer todos rirem: aquele riso que representa a vitória sobre o medo, que esclarece a consciência, que denuncia a opressão e as injustiças. Mas como explorar consistentemente este filme em sala de aula? Além das sugestões de procedimentos já sugeridos para o filme “Tempos Modernos”, LINK também de Charles Chaplin, pode-se discutir com os alunos após a projeção do filme:
Bom trabalho! Os sites indicados neste texto foram visitados em 11/09/2003
Referência: Em seu primeiro filme falado, Chaplin interpreta dois papéis opostos – o de um barbeiro judeu, enfrentando tropas de choque e perseguição religiosa, e o do Grande Ditador Hynkel, uma brilhante sátira de Adolph Hitler. O clímax clássico deste filme é o célebre discurso final, um libelo ao triunfo da razão sobre o militarismo. |
Texto Original: Ronilde Rocha Machado Edição: Equipe EducaRede |
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)