O futuro como expressão de ordem
Disciplina: Língua Espanhola
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Futuro Imperfecto del Indicativo, expressão de ordem
Tipo: Metodologias
O Futuro Imperfecto del Indicativo pode ser trabalhado como expressão temporal (quando designa uma ação futura em relação ao presente) ou como uma construção verbal.
Apesar de os alunos em geral não apresentarem dificuldades para trabalhar com esse tempo verbal, ele possui outras funções que devem ser estudadas para ampliar as possibilidades lingüísticas e comunicativas.
O objetivo da atividade é aprofundar o uso desse tempo verbal como expressão de ordem, contemplando as habilidades de expressão oral e escrita. Supõe-se que os alunos já o tenham estudado anteriormente, sob o ponto de vista temporal.
Embora o ponto de partida para o professor seja o tópico gramatical, pode-se fazer uma abordagem mais ampla que propicie uma reflexão sobre relações humanas e regras de convivência.
Exemplos:
- Aceptarás al prójimo como es, amándole con todos sus defectos. (futuro como expressão de ordem)
- No tomarás en cuenta sus ingratitudes y desvíos. (futuro como expressão de ordem)
- No juzgarás su conducta a sus espaldas. (futuro como expressão de ordem)
- Interésate de continuo por sus cosas. (imperativo afirmativo)A atividade compõe-se das seguintes etapas:1. Inicialmente, é importante discutir sobre essas e/ou outras frases elaboradas pelo professor, sob o ponto de vista gramatical – verbos no Futuro Imperfecto del Indicativo como expressão de ordem e verbos no Imperativo – e o temático – as frases como regras de convivência humana.2. Depois, divididos em grupos, os alunos criam outras regras de convivência, seguindo as formas verbais empregadas nos exemplos. O professor estipula um número mínimo de frases que cada grupo deve elaborar.3. Cada grupo expõe ao resto da classe as frases elaboradas.4. O professor estimula outro debate a partir das semelhanças e diferenças entre as frases apresentadas, que resultará em uma única lista estabelecida de acordo com as prioridades gerais da classe.5. Por último, o professor enfatiza alguns aspectos desse uso diferenciado. Vale lembrar que, ao longo dos debates, o tópico gramatical foi trabalhado mesmo que não se tenha chamado a atenção dos alunos nesse sentido. Se for necessário, o Futuro Imperfecto del Indicativo pode ser sistematizado na lousa.Os debates realizados abordam questões de âmbito social (por exemplo, as prioridades estabelecidas a partir da escolha de algumas regras de convivência e não de outras; o questionamento sobre valores considerados universais) e individual (por exemplo, o modo pelo qual cada indivíduo se relaciona, ou pretende se relacionar, com os demais).
Referência:
MATTE BOM, Francisco. “El futuro de indicativo”. In: Gramática comunicativa del español. De la lengua a la idea. Madrid: Edelsa, 1999, Tomo I, p. 33-39.
Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede
|