O estudo do raio laser

O estudo do raio laser

Disciplina:

Física

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Raio laser, radiação eletromagnética
Tipo: Sites

O raio laser está entre os inúmeros assuntos relacionados à Física que despertam a atenção dos alunos do Ensino Médio. Embora seu funcionamento e compreensão estejam relacionados aos conceitos da Mecânica Quântica, sua abordagem nesse nível de escolaridade favorece uma maior aproximação dessa disciplina com os avanços científicos e tecnológicos mais recentes de nossa sociedade.

Esse assunto pode ser trabalhado na 3ª série do Ensino Médio, após o estudo da Óptica e do Eletromagnetismo. O professor deve dividir a classe em grupos e solicitar aos alunos uma pesquisa sobre o raio laser, a partir das seguintes questões:

  • Como o raio laser foi descoberto?
  • Com que finalidade?
  • Quais os tipos existentes?
  • Quais as suas aplicações?Para abordar o tema, pode-se utilizar como suporte para as aulas o laboratório virtual da Estação Ciência. Nele, é possível observar o funcionamento de um laser por meio de uma simulação e entender melhor sobre seus principais componentes.

    O laser é um tipo especial de radiação eletromagnética e o termo utilizado para designá-lo se constitui pelas iniciais das seguintes palavras inglesas: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que significa “ampliação da luz por emissão estimulada de radiação”.

    São inúmeras as possibilidades de aplicação do raio laser em diversos setores da ciência, tecnologia, indústria, medicina e em nosso cotidiano. Entre elas, podemos citar:

  • Nos supermercados, a leitura do código universal de barras, para conferir preços de mercadorias;
  • Nas telecomunicações, os cabos de fibra óptica, utilizados para transportar sinais de TV e telefones;
  • Na indústria, para cortar, soldar ou perfurar metais com alta precisão;
  • Na medicina, para realizar cirurgias de córnea ou endoscopia;
  • Na informática, em CDs e DVDs, para reprodução de sons e imagens em altíssima fidelidade e sem ruídos;
  • Na holografia, para obtenção de fotografias tridimensionais de um objeto (holograma);
  • A utilização do laser permite detectar, ainda, materiais situados abaixo do solo, os poluentes atmosféricos e até vazamentos de oleodutos.O desenvolvimento dessa atividade tem a vantagem de trazer um pouco da Física Moderna para dentro da sala de aula, tratando de um tópico que geralmente não é abordado no Ensino Médio. Torna, assim, a aprendizagem da Física mais próxima do dia-a-dia dos alunos, servindo como instrumento eficaz para a compreensão do mundo em que vivemos e de suas transformações científico-tecnológicas.

    O professor, caso desejar, pode complementar a atividade sugerindo aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre outros tipos de radiação, como infra-vermelho, microondas, ultra-violeta, raios X, raios cósmicos.

    Como fechamento, pode propor que cada grupo exponha para a classe o que pesquisou, por meio de painéis, simulações por computador, discussão de um filme que retrate o assunto, letras de música etc. Essa ocasião pode converter-se em um momento privilegiado para a abordagem de novos temas ou promover o aprofundamento daquele já desenvolvido.

    Como síntese final, o professor pode enfatizar a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, relacionando o raio laser com outras descobertas presentes na História da Ciência, como a radioatividade, os supercondutores, a eletricidade, analisando os impactos sociais e ambientais produzidos, assim como seus efeitos no estilo de vida das pessoas.

    Texto original: Marcelo Barros
    Edição: Equipe EducaRede

    Os sites indicados neste texto foram visitados em 27/06/2002

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
27/06/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *