Novidades do Portal Global EducaRede

Novidades do Portal Global EducaRede

Mudanças no Portal Global EducaRede, lançado em 26 de novembro, no V Congresso Internacional EducaRede, em Madri, começam a ser implantadas de forma paulatina

 

O processo de migração já começou a ser percebido desde o lançamento, quando alguns conteúdos do portal local de cada país somente puderam ser encontrados no novo Portal Global. Este processo deve tomar alguns meses, mas a expectativa é que até o meio do ano que vem, tudo esteja concluído. Assim, o usuário terá acesso a uma infinidade de recursos: comunidades virtuais, blogs, wikis, fóruns, notícias e projetos dos oito países iberoamericanos onde o EducaRede atua (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Venezuela).
Sempre lembrando que, no caso do Brasil, a URL não muda: o acesso ao Portal Global EducaRede continuará sendo o mesmo: (www.educarede.org.br).

A criação e o desenvolvimento da nova plataforma foi um processo que tomou aproximadamente dois anos, envolvendo estudos, testes e debates entre todos os países envolvidos.
O Portal Global EducaRede tem por base as seguintes diretrizes:

• Ser um bem público, mantendo a gratuidade de todos os serviços oferecidos;
• Priorizar ações e projetos com foco na inovação educativa, ou seja, a desejável contribuição das TIC para o processo de ensino e de aprendizagem;
• Tornar-se rede das redes, divulgando e disseminando boas iniciativas de outras instituições na área de educação e TIC;
• Desenvolver ações e projetos de orientação à pratica pedagógica, de forma a oferecer orientações ao cotidiano de professores, alunos e pais.
Mande suas dúvidas, sugestões ou comentários para o Fale Com EducaRede.

 

Sobre o EducaRede

 

O EducaRede é o principal programa de responsabilidade social do Grupo Telefônica na área de educação, presente em oito países em que a Fundação Telefônica atua – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Venezuela. À semelhança do Brasil, cada um dos países desenvolve uma série de ações e projetos que visam contribuir para a melhoria da qualidade da educação por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Criar e oferecer um portal educativo totalmente gratuito é fundamental para o Programa EducaRede existir nos vários países. Isso porque cada país disponibiliza conteúdos e desenvolve propostas pedagógicas em seus respectivos portais.

Com a unificação dos portais, será possível compartilhar experiências de forma muito mais próxima com os usuários de todos os países e encontrar muito mais conteúdos, ferramentas e serviços, acessíveis ao internauta de forma personalizada, segundo o próprio interesse.

O Portal Global EducaRede é um projeto surgido do nosso mais firme compromisso com a inovação e que, graças a uma profunda renovação tecnológica, vai nos converter em um portal muito mais moderno, no qual será possível encontrar mais vantagens e serviçosMarian Juste, gerente do EducaRede Espanha (na foto acima, primeira da esq. para dir.).
Todos os países já realizam projetos diretamente com professores, alunos, pais e comunidade escolar. Alguns, como o Brasil, também acumulam até mesmo experiências de intercâmbio. Propiciar a integração de todas essas iniciativas é um grande avanço e quem ganha com isso são os próprios usuáriosSergio Mindlin, diretor presidente da Fundação Telefônica no Brasil.

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *