Nascimento das estrelas e dos átomos

Nascimento das estrelas e dos átomos

Disciplina:

Química

Ciclo: Ensino Médio

Assunto: Átomo

Tipo: Filme

Onde encontrar: Locadoras de vídeo 2001

Geralmente, associa-se a Atomística — o estudo dos átomos — à compreensão da constituição da matéria. Uma abordagem alternativa, que pode despertar interesse nos alunos atentos à Cosmologia, pode surgir da pergunta: “Como nascem os átomos?”.

Essa resposta pode ser encontrada em um documentário chamado “Cosmos”, uma série idealizada e apresentada por Carl Sagan. Por exemplo, no episódio 9, “A Vida das Estrelas”, relaciona-se a criação dos átomos à vida das estrelas, desde o nascimento até sua morte. Esse vídeo aborda alguns conceitos astronômicos que os alunos podem ter curiosidade de conhecer.

Pode-se propor um desafio para despertar o interesse inicial dos alunos: ao assistirem ao vídeo, que tentem responder a algumas perguntas, por exemplo:

  • Como nascem os átomos?
  • Como nascem as estrelas?
  • Como morrem as estrelas?
  • O que é uma supernova?
  • O que é um pulsar ou estrela de nêutrons?
  • O que é um buraco negro?
  • Como o planeta Terra vai morrer?É importante que o professor assista ao vídeo antes de apresentá-lo aos alunos, para obter as respostas antecipadamente.

    Depois de assistirem ao documentário, o professor solicita que os alunos sistematizem os dados levantados e complementem as respostas que não conseguiram obter, por meio de uma pesquisa realizada posteriormente em casa, na biblioteca ou na Internet.

    Na aula seguinte, pode-se solicitar aos alunos que discutam as suas respostas em grupo e entreguem um relatório que contemple as questões propostas.

    No fim, o professor complementa com algumas informações adicionais, explicando, por exemplo, como ocorre a fusão nuclear que gera a energia das estrelas e como esse calor pode criar novos átomos.

    Referência:
    Cosmos. Série idealizada e apresentada por Carl Sagan. Episódio 9: “ A Vida das Estrelas”. EUA, 1989, 50 minutos.

    A maior parte dos átomos que compõem o corpo humano foram produzidos dentro das estrelas, onde as altas temperaturas unem núcleos de átomos de hidrogênio e hélio, os quais constituem 99,9 % do universo. Outros átomos maiores, como o ouro, são produzidos em explosões de estrelas denominadas supernovas.
    Em uma estrela estável, a força de expansão devido à fusão nuclear equivale à gravidade. Quando o hidrogênio das estrelas começa a se esgotar, elas morrem. Dependendo do tamanho da estrela, pode se originar uma anã branca, uma estrela de nêutrons (pulsar) ou um buraco negro. O Sol acabará seus dias como uma anã branca, do tamanho do planeta Terra. Mas antes, se transformará em uma gigante vermelha, engolindo praticamente todos os planetas do sistema solar.
    Para entender os processos pelos quais passam as estrelas é preciso entender os átomos. Esses conceitos cosmológicos podem ser discutidos a partir desse vídeo.

    Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi
    Edição: Equipe EducaRede

    O site indcado neste texto foi visitado em 06/06/2002

(CC BY-NC Educarede)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *