Montagem de textos

Montagem de textos

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Pesquisa na Internet
Tipo: Sites

Quando os alunos têm possibilidade de utilizar a
Internet, a realização de pesquisas em grupo, seguidas de sistematização das informações obtidas e posterior apresentação dos resultados em sala de aula, pode resultar em um excelente trabalho.

Antes de iniciar a pesquisa

A pesquisa tem de ser de interesse dos alunos e o professor deve favorecer a troca de informações entre eles a respeito do que já conhecem sobre o assunto e as questões que possuem. Para motivá-los, inicialmente o professor apresenta algumas figuras, para verificar os focos de interesse da classe. Em seguida, seleciona uma das figuras para introduzir o tema a ser estudado.

Depois da troca de informações, o professor “monta” na lousa, com os alunos, um pequeno texto em inglês, registrando essas primeiras informações.

Exemplo:

Pesquisa sobre: animals
Figura selecionada: giraffe
Texto inicial: Search about the Giraffe

Giraffe is from Africa.
It is a mammal.
It isn’t a domestic animal.
It is brown and cream.
The Giraffe is very tall and thin.

A pesquisa

Depois da leitura e compreensão do texto inicial, o professor apresenta algumas perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos e propõe uma pesquisa para que eles busquem as respostas.

As perguntas devem ser formuladas em inglês (por escrito) e o professor auxilia os alunos na tradução das mesmas. Para facilitar a pesquisa, o professor pode sugerir alguns sites.

Exemplos de perguntas:

  • How does giraffe live?
  • What’s its scientific name?
  • What does it eat?
  • Does it live in groups or alone?
  • How is its body?
  • Is the giraffe a dangerous animal?
  • Is it in danger of extinction?
  • Do people hunt it? Why? (for its fur/its meat)Os alunos formam grupos e dividem as perguntas, quando forem muitas, ou combinam de trazer as respostas que conseguirem encontrar, além de outras informações adicionais que considerarem interessantes, inclusive a divulgação de outros sites.

    Quando todas as perguntas já estiverem respondidas, o professor utiliza as respostas e as informações selecionadas pelos alunos para complementar o texto inicial. O professor pode também contribuir acrescentando Fun Facts (curiosidades, fatos engraçados), por exemplo:

    Giraffes can go weeks without drinking water. A giraffe’s tong can be up to 21 inches (53 centimeters) long.”

    No fim, os alunos terão “construído” (em conjunto com o professor) um texto que pode ser utilizado como modelo para nova pesquisa. O número de perguntas formuladas anteriormente pode ser adaptado e ampliado para servir de guia na nova pesquisa.

    Um novo e maior desafio pode ser lançado para os grupos:

    Make a search about an animal of your preference and write a text about it. Use the questions to guide you on your search.”

    Esse trabalho não só auxilia o aluno na montagem de textos em inglês, como o prepara também para a obtenção de melhores resultados em pesquisas futuras, envolvendo outras áreas do conhecimento.

    Referência:
    http://www.bbc.co.uk/nature/wildfacts/ http://www.nationalgeographic.com/animals/

    Texto original: Zelinda Campos Cardoso
    Edição: Equipe EducaRede

    Os sites indicados neste texto foram visitados em 26/04/2002

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *