Média? Mediana? Moda?

Média? Mediana? Moda?

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Estatística: medidas de tendência central
Tipo: Metodologias

O objetivo dessa atividade é explorar o significado das medidas de posição ou de tendência central no estudo da Estatística: média aritmética, mediana e moda. Essas medidas facilitam a leitura e a interpretação de tabelas e gráficos, pois representam um resumo do conjunto de dados a eles associados.

O professor propõe aos alunos que, organizados em pequenos grupos, analisem a tabela abaixo, que representa o quadro de funcionários de uma empresa, com seus respectivos salários.

Salário
350 reais
600 reais
850 reais
2.500 reais
10.000 reais
N. de funcio- nários
10
3
1
2
2
Função
Operário
Escriturário
Secretária
Gerente
Diretor

(Clique aqui para obter cópia da tabela)

A partir do cálculo das medidas de tendência central desses dados, os alunos devem comentar a seguinte afirmação dos diretores da empresa considerada: “A média salarial da nossa empresa é de aproximadamente 1.700 reais”.

É esperado que os alunos percebam que a afirmação dos diretores é correta do ponto de vista matemático. No entanto, ela não é um indicador representativo da distribuição salarial da empresa. Nesse caso, a moda e a mediana, que correspondem ao salário de 350 reais, representam melhor a tendência da distribuição salarial da empresa.

Essa atividade pode ser um ponto de partida para uma pesquisa sobre a distribuição salarial no nosso país, em comparação com países considerados do Primeiro Mundo.

Para aprofundar:
BUSSAB, Wilton O. & MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. São Paulo: Atual, 1987.

Texto original: Edna Aoki
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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