Média? Mediana? Moda?
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio O objetivo dessa atividade é explorar o significado das medidas de posição ou de tendência central no estudo da Estatística: média aritmética, mediana e moda. Essas medidas facilitam a leitura e a interpretação de tabelas e gráficos, pois representam um resumo do conjunto de dados a eles associados. O professor propõe aos alunos que, organizados em pequenos grupos, analisem a tabela abaixo, que representa o quadro de funcionários de uma empresa, com seus respectivos salários.
(Clique aqui para obter cópia da tabela) A partir do cálculo das medidas de tendência central desses dados, os alunos devem comentar a seguinte afirmação dos diretores da empresa considerada: “A média salarial da nossa empresa é de aproximadamente 1.700 reais”. É esperado que os alunos percebam que a afirmação dos diretores é correta do ponto de vista matemático. No entanto, ela não é um indicador representativo da distribuição salarial da empresa. Nesse caso, a moda e a mediana, que correspondem ao salário de 350 reais, representam melhor a tendência da distribuição salarial da empresa. Essa atividade pode ser um ponto de partida para uma pesquisa sobre a distribuição salarial no nosso país, em comparação com países considerados do Primeiro Mundo. Para aprofundar: Texto original: Edna Aoki |
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)