Lendo boletins informativos

Lendo boletins informativos

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estratégias de leitura, estudo de panfleto informativo.
Tipo: Metodologias

O principal objetivo desta atividade é trabalhar com a leitura de um boletim informativo, observando suas características e algumas estratégias de leitura. É um texto que, em função do gênero no qual foi organizado (boletim informativo) e do veículo no qual foi publicado (panfleto eletrônico) articula elementos verbais e gráficos para cumprir sua finalidade. Por tratar-se de gênero de grande circulação social tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, seu estudo é relevante, sobretudo no que se refere à leitura.

Sugestão de Atividade:

Estudando o contexto de produção:

  • Leia o Boletim do RESEG e preencha o quadro abaixo.
    Elementos do Contexto de Produção
    Resposta
    Autor do texto e seu papel social  
    Leitor do texto e seu papel social  
    Finalidade do texto  
    Gênero do texto  
    Lugar de circulação do texto  
    Veículo de publicação  
    Conteúdos tratados  

    Analisando sua organização interna e construindo os sentidos

  • Que tipo de informações o Boletim apresenta?
  • De que forma esses diferentes tipos de informação são apresentadas para o leitor?
  • Segundo o texto, por que manter fechados os vidros dos veículos pode ajudar a evitar um assalto?
  • De acordo com o texto, por que não se deve reagir durante um assalto?
  • A que se referem as Técnicas de Posicionamento Inteligente que constam do texto? Explique.
  • Qual a função do esquema gráfico no texto?
  • As informações contidas no esquema gráfico são coerentes com as dicas apresentadas para evitar assalto?
  • As informações verbais do texto foram todas apresentadas de maneira esquemática. Considerando o lugar de circulação do texto você considera que esta escolha foi adequada? Justifique.
  • A forma global como o texto foi organizado e o tipo de informações selecionadas para tratar o assunto estão adequados para que o texto possa cumprir sua finalidade? Justifique.Texto original: Kátia Lomba Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
22/05/2003

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *