Leitura de conta de luz

Leitura de conta de luz

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Média e porcentagem
Tipo: Metodologias

A análise de uma conta de luz, conferindo o cálculo da média de consumo e dos impostos e encargos cobrados, pode servir de contexto para aplicar a Matemática a situações do cotidiano.

O professor pede aos alunos que tragam uma conta de luz de suas residências, do mês de março de 2002 em diante, e explora coletivamente o conteúdo da conta:

  • o consumo registrado nos últimos 12 meses
  • o valor cobrado de 1 kwh
  • o consumo do mês atual
  • a leitura do medidor
  • a meta (estabelecida após a crise energética)
  • a tarifa
  • os impostos e encargosPara obter mais explicações sobre a conta de luz, ver o site da Eletropaulo.Com o fim do racionamento foi editada, em 7 de fevereiro de 2002, a Resolução nº 71, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que instituiu, entre outros, o Encargo de Capacidade Emergencial – ECE.

    Esse encargo visa a garantir a continuidade no fornecimento de energia elétrica no país, evitando o risco de um novo racionamento. O ECE começou a ser cobrado a partir de 1º de março de 2002 de todas as classes de consumidores, exceto daqueles cadastrados na Eletropaulo como “Baixa Renda”.

    O ECE é rateado entre os consumidores e, por isso, seu valor pode variar de tempos em tempos. Para o período de março a maio de 2002, o cálculo desse encargo foi efetuado da seguinte maneira: consumo do mês X 0,0049. Por se tratar de um rateio entre consumidores, a cada três meses o valor a ser multiplicado pelo consumo será revisto e poderá ser alterado.

    Tendo em vista essas novas regras, o professor pode pedir que os alunos pesquisem uma conta de luz anterior a março de 2002 e comparem com a que trouxeram, para identificar se estão pagando esse novo imposto e qual o seu valor.

    O professor pode informar aos alunos que todos que usufruem de energia elétrica pagam um imposto chamado Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços — ICMS, que representa 25% sobre o consumo do mês. Pedir a eles que verifiquem se o imposto devido foi calculado corretamente.

    O imposto devido é calculado da seguinte forma: total a pagar = consumo + 25% do total a pagar (e não do consumo, como seria o esperado). Dessa forma, o consumidor paga, aproximadamente, 33% de imposto e não 25%, conforme declarado. (Veja aqui como se faz esse cálculo).

    Pode-se concluir a atividade pedindo que os alunos, em duplas, leiam o texto “Os Resquícios do Racionamento” e depois comparem os argumentos da Agência Nacional de Energia Elétrica, em defesa dos impostos cobrados, e os que foram apresentados no texto, para tomar uma posição crítica que será divulgada por meio da produção de um cartaz.

    Texto original: Edna Aoki
    Edição: Equipe EducaRede

    O site indicado neste texto foi visitado em 10/05/2002

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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