Leis de Newton

Leis de Newton

Disciplina:

Física

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Mecânica – Leis de Newton (1º ano)
Tipo: Materiais didáticos

Onde encontrar: Livros de Física (1º ano)

Uma das grandes dificuldades para os alunos, no ensino de mecânica, está relacionada ao entendimento das Leis de Newton. Na vida real, os fenômenos estão ligados entre si. Vivemos em um campo gravitacional constante e estamos permanentemente submetidos às forças de atrito. Nessas condições, é difícil para o aluno, sem a existência de um laboratório, executar mentalmente todas as relações necessárias para chegar à compreensão dos modelos teóricos e das Leis de Newton.

Para vencer essa adversidade, é possível construir, com a participação dos alunos, materiais que facilitem a compreensão das Leis de Newton. Para isso, reserve uma aula para a criação desses materiais, que poderão ser utilizados em experiências ao longo dos trabalhos sobre essas leis.

Esse equipamento, que pode ser montado com materiais comuns, tem por objetivo possibilitar a realização de experiências em que o atrito seja mínimo (quase desprezível) e as Leis de Newton possam ser comprovadas.

Material necessário:

  • 1 CD;
  • uma rolha;
  • um prego fino;
  • cola;
  • uma bexiga;
  • um bico de encher bola;
  • uma bomba de encher pneu de bicicleta.Procedimento:
  • Com o prego, faça um furo no centro da rolha.
  • Cole a rolha na superfície menos lisa do CD, de modo que o furo do centro da rolha coincida com o centro do CD.
  • Abra o bico da bexiga e prenda-o na rolha.
  • Introduza o bico de encher bola na rolha e encha a bexiga.
  • Ao retirar o bico e colocar o CD sobre uma superfície lisa, o ar que está dentro da bexiga sairá aos poucos formando um colchão de ar entre o CD e a superfície lisa, e reduzindo o atrito a quase zero.Aplicações:

    Exemplo 1: Primeira Lei – empurre numa superfície lisa um carrinho com a bexiga cheia e outro com a bexiga vazia:

  • Por que um parou e o outro continuou andando se a força inicial era a mesma? Clique aqui para ver a resposta
  • Que força fez o carrinho parar? Clique aqui para ver a resposta
  • Existe alguma força horizontal empurrando o outro carrinho? Clique aqui para ver a resposta Exemplo 2: Segunda Lei – solte um carrinho em uma mesa lisa, levemente inclinada.
  • Por que a velocidade do carrinho vai aumentando? Clique aqui para ver a resposta Exemplo 3: Terceira Lei – faça dois carrinhos se chocarem.
  • Por que os dois carrinhos alteram seus movimentos? Clique aqui para ver a resposta Texto original: Flamínio de Oliveira Rangel
    Edição: Equipe EducaRede
 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
18/06/2003

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *