Jogo das Bandeirinhas

Jogo das Bandeirinhas

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Adição – representação gráfica e frase matemática
Tipo: Jogos

Construir e representar graficamente a frase matemática da adição exige que o professor favoreça o desenvolvimento das habilidades de observação, comparação, classificação e relações lógicas.

Para que isso ocorra, nada melhor do que o jogo. Isso porque, ao jogar, a criança se sente estimulada a pensar, comparar e estabelecer relações, optando por alternativas, arriscando jogadas para encontrar possíveis soluções ou respostas. Ao levantar hipóteses, a criança chega à percepção da melhor escolha a ser feita e pode compreender o porquê de sua escolha.

O Jogo das Bandeirinhas é um caminho possível para compreender a representação matemática e as relações lógicas que envolvem a ação de juntar (adição).

Materiais necessários para a atividade:

  • 15 bandeirinhas vermelhas e 15 bandeirinhas azuis, de cartolina (5 cm x 10 cm), confeccionadas pelos alunos e professor.
  • Um dado de cartolina etiquetado de 1 a 3 com bolinhas vermelhas, e um outro, de 1 a 3, com bolinhas azuis. Como o dado tem seis lados, repetem-se os números de 1 a 3 nos lados opostos. Elaborar três “kits” desse material.
  • Fita adesiva.Procedimentos:
  • O professor organiza os “kits” em sua mesa e divide a classe em três grupos, propondo a cada um deles a escolha de um nome que o identifique.
  • O professor divide a lousa em três partes, colocando em cada uma delas o nome de um grupo. Exemplo:

     

  • O professor dá início ao jogo. Um aluno do grupo 1 joga os dois dados, verifica as quantidades sorteadas, pega o número correspondente de bandeirinhas vermelhas e azuis. Com a fita adesiva, vai até a lousa e cola as bandeirinhas no espaço reservado ao seu grupo, formando fileiras por cor. Os demais grupos fazem o mesmo, até terminar as bandeirinhas.Durante o jogo, o professor questiona a classe sobre que grupo tem mais bandeirinhas, se está sendo respeitada a formação das fileiras pela cor, ou ainda, outras questões que favoreçam a comparação de quantidades e a classificação pelo critério de cor.

    Na última rodada, caso o número sorteado seja maior do que as bandeirinhas restantes, o professor pode decidir com o grupo o procedimento a ser adotado nesse caso: jogar de novo, passar a vez ou usar as bandeirinhas que sobraram. Ganha o grupo que sortear maior número de bandeirinhas.

    Para conferir o resultado, o professor pede aos alunos que contem as bandeirinhas de cada fileira e registrem o número. A partir desse momento, introduz a frase matemática, comparando a leitura das quantidades e sua representação. Por exemplo, cinco mais quatro é igual a nove:

    5 + 4 = 9

    Cada aluno registra o relatório de seu grupo (veja sugestão de relatório).

    É interessante que o professor proponha esse jogo sempre que considerá-lo fundamental ao conteúdo desenvolvido com a classe, podendo substituir as bandeirinhas por bonecos, frutas, formas geométricas, animais.

    O jogo pode ser realizado em grupos de quatro ou cinco alunos, favorecendo uma participação mais efetiva de todos. Cada grupo necessita de um “kit” e uma planilha com o nome dos jogadores, espaço para o desenho das bandeirinhas e registro dos números.

    A avaliação de caráter formativo deve ser feita por meio da observação quanto à participação do aluno no jogo e na elaboração do relatório.

    Texto original: Vera Lúcia Moreira
    Edição: Equipe EducaRede

    (CC BY-NCAcervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *