I Think, Therefore IM “HOW 2 SPK TXT” / Text Message Abbreviations Disciplina: Língua Inglesa Ciclo: Ensino Médio Uma nova linguagem invade o mundo virtual e o real com suas mensagens-texto veiculadas por telefones móveis, correios eletrônicos e em salas de bate-papo. Seu uso se expandiu rapidamente pelo mundo e, por isso, alguns de seus termos foram incluídos em grandes dicionários. “Nos dicionários Oxford temos monitorado com grande atenção o espantoso aumento das mensagens em texto. Sua influência agora é tão grande que sentimos que estava na hora de tratar o fenômeno como parte integral do inglês”, falou Judy Pearsall, gerente editorial para os Dicionários ingleses, in “Text Messages go Mainstream”. De fato, o Oxford Dictionary foi o primeiro importante dicionário a incluir em suas páginas abreviações de mensagens-texto e emoticons, que são aqueles sinais de pontuação que expressam emoções, como a carinha feliz :-). Em sua forma concisa, Condensed Oxford English Dictionary (COD), estão decifradas algumas palavras e expressões usadas diariamente em mensagens em tempo real e nos celulares. O professor deve destacar a atualidade do assunto e verificar de que modo os alunos estão familiarizados com ele. Sabemos que, no Brasil, há adolescentes que se comunicam por meio de programas de conversa em tempo real, como o ICQ (I seek you). Feita essa pequena introdução sobre o assunto, ainda merecedor de uma reflexão criteriosa em nosso país, o professor apresenta aos alunos a mensagem-texto e desafia-os a decifrá-la. Concluída a leitura e decodificado o parágrafo (exercício que deverá ser feito em conjunto), o professor amplia o tema para o contexto brasileiro. Solicita aos alunos alguns exemplos semelhantes em português tais como “naum (não); KD (cadê); TCDF (tô chorando de felicidade); cuesse (com esse) etc.” Em seguida, propõe um jogo. O ideal é que a classe seja dividida em equipes, que deverão ligar uma série de palavras abreviadas a sua forma por extenso. Duas sugestões para a realização do jogo: Primeira: Segunda: Os grupos terão cinco minutos para realizar a atividade. Aquele que acertar todas as correspondências, ou o maior número de ligações em relação aos concorrentes, será o vencedor. Para concluir, o professor reúne todos os resultados e apresenta-os à classe para a validação coletiva. Em seguida, combina com a classe como será feita a socialização desse glossário de text message abbreviations [abreviações de mensagens-textos]. Para aprofundar O artigo em inglês intitulado “I Think, Therefore IM [instant messaging]”, assinado por Jennifer 8. Lee, faz parte de um cuidadoso programa de aulas oferecidas em rede pelo jornal norte-americano New York Times. Encontra-se, mais especificamente, na unidade de planos de aula [lesson plans] de redação criativa [creative writing], no artigo “Generation TeXt”, de 19 de setembro de 2002. Para acessá-lo diretamente é só clicar aqui. |
Texto Original: Lilian Escorel Edição: Equipe EducaRede |
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)