Grupo de Estudos Online entra “em férias”

Grupo de Estudos Online entra “em férias” para voltar reestruturado em 2011

Participantes não precisarão refazer cadastro quando Grupo for reativado. Até lá, podem seguir interagindo com os perfis do Grupo nas redes sociais

Por Giulliana Bianconi

 

Com seus 2.325 inscritos em pouco mais de três meses e meio de atividades, o Grupo de Estudos Online Educar na Cultura Digital chega ao fim do ano com um vasto e rico material acumulado nos ambientes abertos na web para interação com os participantes. A movimentação diária nos fóruns e nas redes sociais do Grupo de Estudos indica que os profissionais envolvidos diretamente com educação estão dispostos e mesmo um tanto ávidos para aprender e refletir sobre a cultura digital.

Para que essas discussões e reflexões sejam ainda mais estruturadas e interessantes em 2011, o principal espaço de interação do Grupo, a plataforma Moodle – onde está o perfil de todos os inscritos e os fóruns dos cinco temas abordados – passará por uma reestruturação. Por essa razão, as inscrições no Grupo foram suspensas no dia 01 de dezembro e a plataforma segue ativa até o próximo dia 30, quando será temporariamente fechada.

As mudanças acontecem em janeiro e fevereiro. Neste período, ao tentar acessar o Grupo de Estudos Online, os inscritos chegarão apenas à home, onde haverá informações sobre o recesso. A área interna, portanto, não estará acessível.

Com o retorno das atividades, previstas para o início de março, todas as discussões já realizadas nos fóruns do Grupo de Estudos Online estarão novamente disponíveis e os participantes não precisarão refazer o cadastro para acessar o novo ambiente.

Mediadora do Grupo de Estudos, Sônia Bertocchi explica por que a equipe decidiu pela reestruturação. “A avaliação contínua, realizada durante o processo iniciado em agosto, demonstrou a necessidade de atualização dos conteúdos, de inserção de novos temas, de aprimoramento de algumas ferramentas, de integração das contribuições feitas pelos participantes e até de otimização do layout”, diz.

Sim, os participantes do Grupo de Estudos podem esperar um ambiente com muitas melhorias em relação ao que existe hoje e com mais interação. “A inserção de novas dinâmicas de interação e de novas ações de mediação também está no planejamento”, afirma Sônia. No entanto, a proposta do Grupo – muito bem aceita pelos participantes – continuará a mesma: promover, de forma dinâmica e consistente, a troca de informações entre profissionais em diferentes níveis de aprofundamento no tema “educar na cultura digital”.

Pausa: oportunidade para ampla reflexão e novos planejamentos

A ausência temporária da plataforma “oficial” do Grupo de Estudos Online Educar na Cultura Digital não é, na opinião de Sônia Bertocchi, razão para os integrantes do Grupo se distanciarem dos temas discutidos ao longo deste segundo semestre.

Ela destaca que, após tamanha troca de informação entre os participantes, o momento de pausa na plataforma é uma oportunidade para que todos pensem sobre o que foi debatido: “Sugiro que se dediquem à reflexão do que foi discutido no Grupo e ao planejamento das ações de 2011 das escolas/instituições em que atuam, com foco no que foi abordado no Grupo de Estudos”.

Os perfis do Grupo de Estudos nas redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut e YouTube) seguem ativos e, por meio deles, os participantes podem manter a troca de conteúdos e informações.

As novidades em relação ao novo ambiente, assim como a data de “reabertura” da plataforma, serão comunicadas pelas redes sociais e por mensagem enviada ao e-mail cadastrado pelos participantes no momento da inscrição no Grupo.

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *