Geografia e Música

Geografia e Música

Disciplina:

Geografia

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: O espaço geográfico na música brasileira
Tipo: Metodologias

 

Uma boa atividade a ser proposta aos alunos que estão chegando ao Ensino Médio é identificar nas letras de músicas brasileiras que eles já conhecem alguns aspectos da composição do espaço geográfico freqüentemente encontrados nesses textos. Deverá ser uma seqüência didática curta que crie um ambiente propício à discussão teórica relacionada à composição do espaço geográfico.

A proposta pode ser desenvolvida em três ou quatro aulas, dependendo do número de alunos em classe, e é necessário que o educador encontre uma música para que os alunos ouçam e discutam o conteúdo da letra. Na primeira aula, o professor deve propor uma atividade que visa a identificar os conhecimentos prévios dos alunos a partir da seguinte questão: Do que é composto o espaço geográfico?

Na seqüência, o professor organiza com os alunos pequenos grupos com um relator que anotará as conclusões do grupo para depois compartilhá-las com a classe.

O professor propõe então a reflexão sobre o espaço geográfico a partir da música escolhida por ele. Após ouvirem a música, é importante relacionar a letra, analisando-a e, se possível, a melodia, em relação ao espaço geográfico. Ao final, propõe-se aos alunos que os grupos escolham uma música, para eles representativa, que os ajude a entender o espaço geográfico.

Na aula seguinte, os alunos apresentam as músicas selecionadas e comentam ou justificam a escolha. Vale observar que, dependendo do número de alunos em classe, é possível que esta atividade continue na terceira aula. À medida que os alunos vão apresentando seu trabalho, é interessante que o professor organize na lousa ou em papel pardo um quadro com nomes, autores, temas e comentários das músicas que os grupos trouxeram.

Para finalizar a atividade, o professor retoma o quadro com os temas e comentários e, a partir desse momento, possivelmente o professor terá um ambiente mais propício para iniciar uma discussão teórica sobre a composição do espaço geográfico.

Texto Original: Laércio Furquim Jr.

Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
22/01/2004

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *