Gêneros do discurso e produção de textos (Ensino Médio)

Gêneros do discurso e produção de textos (Ensino Médio)

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias

Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem. Qualquer manifestação verbal organiza-se, inevitavelmente, em algum gênero do discurso, seja uma conversa de bar, uma tese de doutoramento, seja linguagem oral ou escrita.

Os gêneros são, portanto, formas de enunciados produzidas historicamente, que se encontram disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anúncio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, cantiga, anúncio, panfleto, sermão, entre outros.

Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas lingüísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa.

Se alguém pretender discutir uma questão polêmica, como a descriminalização das drogas ou a pena de morte, precisará organizar o seu discurso em um gênero como artigo de opinião, por exemplo. É o gênero que pressupõe a argumentação a favor ou contra questões controversas, mediante a apresentação de argumentos que possam sustentar a posição que se defende e refutar aquelas que forem contrárias àquilo que se defende.

Por outro lado, se a finalidade for relatar um fato ocorrido no dia anterior, certamente a notícia deverá ser o gênero escolhido. Se o que se pretende é orientar alguém na realização de determinada tarefa, pode-se escrever um manual ou relacionar instruções, por exemplo. Se a intenção for apresentar algum ensinamento por meio de situações exemplares, colocando animais como protagonistas para representar determinadas características humanas, então a fábula é o gênero mais apropriado.

Portanto, saber selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Quanto mais se sabe sobre esse gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz.

Dessa forma, a proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar.

Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
27/03/2002

5 thoughts on “Gêneros do discurso e produção de textos (Ensino Médio)

  • 7 de agosto de 2020 at 00:02
    Permalink

    Quero ver se eu entendi .. O seu texto, por exemplo, seria um gênero do discurso escolar ou literário?
    ou estou errada?

    Desde já, obrigada!

    Responder
  • 19 de agosto de 2020 at 13:43
    Permalink

    Se eu compor uma música, tipo rima, esse tipo de música teria que gênero textual?

    Responder
  • 27 de agosto de 2020 at 22:23
    Permalink

    Eu achei muito legal esse texto sobre gênero do discurso, produção de texto.

    Responder
  • 31 de agosto de 2020 at 11:02
    Permalink

    E muito legal o texto de ser ler

    Responder
  • 19 de setembro de 2020 at 10:57
    Permalink

    Os gêneros do discurso são ” um elemento fundamental” no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem.
    Os gêneros do discurso ” são elementos fundamentais” no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *