Games e jogos eletrônicos na TV Web Educar na Cultura Digital

Games e jogos eletrônicos são os assuntos da vez na TV Web Educar na Cultura Digital

Roger Tavares, professor e pesquisador de mídias interativas e doutor em Comunicação e Semiótica, e Paula Carolei, doutora em Educação e especialista em Educação à Distância, são os convidados desta edição

Elementos dos mais representativos da cultura digital, os games e jogos eletrônicos estão presentes tanto nos computadores, quanto nos smartphones e iPads, além dos consoles, cada vez mais evoluídos e independentes de cabos. Esta mobilidade atrelada à popularização dos games em rede oferece novas possibilidades de uso nos processos de ensino e aprendizagem.

Para falar sobre os diversos usos dos games com finalidades pedagógicas, o terceiro programa TV Web na Cultura Digital, que acontece na próxima quarta-feira, 27/10, às 16h, terá como tema “Games e Jogos Eletrônicos: o que podemos aprender com eles?

Neste terceiro programa, a TV Web conta com a participação de Roger Tavares, professor e pesquisador de mídias interativas e doutor em Comunicação e Semiótica, e Paula Carolei, doutora em Educação e especialista em Educação à Distância. A mediadora pedagógica do Grupo de Estudos Online Educar na Cultura Digital, Sonia Bertocchi, vai conversar com eles ao longo de uma hora.

Roger é um dos mantenedores do Gamecultura, a maior comunidade independente de games no Brasil, e participa da rede brasileira de jogos e educação. O professor não só defende que os jogos podem potencializar o aprendizado como acredita que podem explicar bastante a cultura digital.

Paula é referência no uso do formato RPG (Role Play Games), no qual os jogadores (alunos e professores) assumem papéis de personagens e criam narrativas para resolverem questões sugeridas por um “mestre”. A interação entre eles pode ocorrer em diversos ambientes, como fórum, chat, Twitter, e ainda por SMS, e-mail ou videoconferência.

Diversos caminhos

A inserção do tema “games” na escola pode acontecer com diferentes objetivos. O programa da TV Web também buscará discutir essa questão. Há escolas que não apenas aderiram aos games e jogos eletrônicos como “ferramentas” de apoio às aulas, mas também passaram a incentivar projetos de desenvolvimento de games, como é o caso do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, no Rio de Janeiro. O projeto Fractal Multimidia, desenvolvido pelo professor Guilherme Hartung, nessa escola, já foi reconhecido por diversas instituições, a exemplo do EducaRede, que o premiou no seu Concurso Internacional. Confira reportagem.

Dinâmica do programa

Ao longo do programa, os convidados responderão a perguntas feitas no chat da TV Web e no Twitter, por meio da hashtag #ECDigital_TV ou pela interação com o @educultdigital e @educaredebrasil. Para participar, basta acessar, na quarta-feira, o site do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, a partir das 15h50, e clicar na imagem da TV que estará na home.

___________________________________

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *