Forma e conteúdo dos textos

Forma e conteúdo dos textos

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e interpretação
Tipo: Informática

As atividades de leitura e interpretação de texto são fundamentais para a formação do aluno, mas precisam ser feitas de forma a que esse leitor realmente interaja com os sentidos do texto. Os recursos de formatação de fonte do processador de texto Word podem colaborar para o desenvolvimento de uma boa estratégia de leitura.

É aconselhável que o professor primeiramente discuta com a classe sobre como a forma e o conteúdo juntos podem aumentar as possibilidades de transmissão das mensagens. Logo em seguida, os alunos recebem um texto digitado do Word e, sentados ao computador, são apresentados a todas as fontes disponíveis no programa e à possibilidade de aumento do tamanho delas.

Cada dupla de alunos, diante da interpretação que fará, formatará palavras ou expressões com a fonte que ajudar a expressar melhor a idéia transmitida naquele ponto da narrativa.

No fim, é essencial que pelo menos algumas duplas justifiquem para a classe a escolha que fizeram. Dessa forma, estarão explicitando a interpretação que atribuíram ao texto, o que possibilitará ao professor confrontar as opiniões e estimular o debate.
Texto original: Mariza Mendes
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
17/05/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *