Forças em ação

Forças em ação

Disciplina:

Física

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Equilíbrio Estático, Força
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:  Retenção e transferência são talvez os principais objetivos do processo ensino/aprendizagem. Na medida que potencializa a aprendizagem significativa esse objeto de aprendizagem facilita a retenção dos principais significados do tema considerado. E por ser significativa a aprendizagem, o conteúdo poderá ser transferido pelo estudante e aplicado em outros contextos.

Pré-Requisito: Matemática do Ensino Fundamental.

Observações: Esse objeto de aprendizagem se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Essa teoria indica ser mais conveniente que a aprendizagem de um tema inicie através dos conceitos mais gerais e inclusivos desse assunto. Nesse sentido apresentamos a conceituação de determinado tema, sem a matemática utilizada para um tratamento mais formal. Entendemos que a matemática deverá vir num momento posterior ao da compreensão dos conceitos.

Autoria: Romero Tavares, Lucídio Cabral, Bruno Monteiro, Henry Pôncio, Mariel Andrade, Thiago Gouveia – Universiade Federal da Paraiba

Tipo de Atividade: A intenção deste objeto de aprendizagem é introduzir o estudante no universo conceitual da física. Ele pretende aguçar a curiosidade do aluno e instigar a sua intuição, de modo a facilitar a construção pessoal de significados.

Avaliação da Atividade: Esse objeto de aprendizagem apresenta um item chamado “Questões e desafios” com a intenção de permitir uma avaliação sobre a compreensão conceitual do tema considerado. Esse objeto de aprendizagem se propões a apresentar uma versão qualitativa do tema considerado com um enfoque na sua conceituação. A avaliação deve ser coerente com essa proposta.

Contexto da Atividade: Esse objeto de aprendizagem apresenta um item chamado “Questões e desafios” com a intenção de permitir uma avaliação sobre a compreensão conceitual do tema considerado. Esse objeto de aprendizagem se propões a apresentar uma versão qualitativa do tema considerado com um enfoque na sua conceituação. A avaliação deve ser coerente com essa proposta.

Tempo Previsto para Atividade: É suficiente o tempo de uma hora para a apresentação, uso e discussão do conteúdo desse objeto de aprendizagem.

Clique aqui e conheça o conteúdo

Texto Original: RIVED

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
14/09/2007

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