Força e Movimento
Disciplina:
Física
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Dinâmica
Tipo: Metodologias
Ao iniciar o estudo da Dinâmica no Ensino Médio, é fundamental que o professor esteja consciente do que seus alunos pensam a respeito das relações entre força e movimento.
Para que os estudantes possam expressar suas idéias intuitivas ou espontâneas sobre o tema, é interessante propor a eles que desenhem as forças que atuam sobre um corpo qualquer, nos seguintes casos:
- quando lançado verticalmente e está subindo;
- quando lançado verticalmente e está no ponto mais alto;
- quando lançado verticalmente e está descendo;
- quando lançado obliquamente e está no ar (descrevendo uma parábola);
- deslizando com velocidade constante sobre um plano horizontal sem atrito;
- subindo sobre um plano inclinado;
- um satélite girando em órbita ao redor da Terra.Nessa atividade, é possível notar que se encontra muito generalizada entre os estudantes a concepção equivocada de força como causa do movimento e, portanto, a crença de que, para existir velocidade, é necessário que uma força atue na direção e no sentido do movimento.
De acordo com a 1ª lei de Newton (ou Princípio da Inércia), se um corpo estiver em repouso, é necessária a ação de uma força sobre ele para colocá-lo em movimento. Uma vez iniciado o movimento, se essa força deixar de atuar, a tendência do corpo não é parar, e sim continuar indefinidamente em movimento retilíneo e uniforme (em linha reta, com velocidade constante).
O professor, no entanto, não precisa corrigir os alunos no momento em que essas perguntas forem feitas. Ao contrário, pode deixar que os alunos tomem consciência de suas idéias iniciais para, posteriormente, confrontá-las à luz dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Ao final do estudo sobre Dinâmica, o professor pode pedir para os alunos fazerem novamente os mesmos desenhos e depois compará-los com os primeiros.
Texto original: Marcelo Barros
Edição: Equipe EducaRede
|