Fogo

Fogo

Disciplina:

Química

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Química inorgânica, combustão
Tipo: Metodologias

O estudo do fogo a partir da observação da chama de uma vela, do bico de bünsen ou de uma lamparina, permite aos alunos compreender essa reação de combustão, além de chamar a atenção para processos bastante comuns do nosso cotidiano, que muitas vezes passam despercebidos.

É importante que o professor, ao fazer essas experiências, tome todos os cuidados necessários, como o uso de luvas, pinças etc. para a segurança dos alunos e do próprio educador.

É possível iniciar o estudo a partir de uma pergunta, de modo que os alunos se sintam motivados a fazer inferências. Por exemplo: o que é necessário para que haja fogo?

Após a discussão, e sempre tomando por base as respostas e comentários feitos pelos alunos, é possível propor um desafio prático: como fazer um pedaço de carvão ou madeira pegar fogo?

Mesmo que se permita o uso de fósforos, haverá dificuldade para se chegar ao resultado desejado, devido ao calor necessário para desencadear o processo de combustão.

O professor pode, então, colocar o pedaço de carvão ou madeira sobre a chama do bico de bünsen, da vela ou da lamparina e observar o resultado. Para ilustrar essa dificuldade, o professor pode recorrer a dois trechos de filmes:

  • O Náufrago, de Robert Zemeckis, no qual o personagem interpretado pelo ator Tom Hanks sofre toda a sorte de dificuldades para produzir fogo em uma ilha deserta.
  • A Guerra do Fogo, de Jean-Jacques Annaud, em que o tema central é o domínio do fogo pelos homens primitivos.O professor pode mostrar o triângulo do fogo, muito útil para evidenciar os componentes necessários para que se inicie um incêndio

    Na seqüência, o professor pode expor a equação de combustão, que no caso do carvão é

    Depois, ao colocar fogo em um pouco de álcool dentro de um béquer ou vidro de relógio e apresentar a fórmula do etanol (ou álcool etílico) C2H6O, pode-se questionar o que acontece com o hidrogênio na reação.Para facilitar a constatação, convém colocar um recipiente como uma panela contendo um pouco de água, para que essa permaneça fria, sobre o fogo para se perceber a formação de vapor condensado. Com isso, pode-se incluir a água na equação

    É interessante lembrar que algumas vezes se percebe o gotejamento de um liquido na saída do escapamento de automóveis, principalmente pela manhã, quando o escapamento está frio, e o vapor de água acaba se condensando.

    Depois de mostrar o caminho do balanceamento, pode-se propor aos alunos que representem as equações de combustão completa de alguns combustíveis presentes no nosso cotidiano, tais como o butano, gás de cozinha ou isqueiro (C4H10), metano ou gás natural (CH4) e gasolina (C8H18), sem esquecer que a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos que contêm de 5 a 8 carbonos em geral, além do álcool adicionado à mistura.

    Combustão completa de alguns combustíveis

    Com o fogo gerado pela queima do álcool, é possível fazer um outro estudo químico rápido. Ao colocar alguns sais sobre a chama, colorações diferentes podem ser percebidas. Para isso, utilize um clipe desentortado, devidamente protegido termicamente em uma das pontas para não queimar a mão.

    Molhe a ponta com água e grude alguns sais sobre ela. Exponha esses sais ao fogo. Em tempo: sais de sódio, como o sal de cozinha, produzem uma chama alaranjada; sais de cobre, chamas esverdeadas; e sais de estrôncio formam chamas de um vermelho vistoso.

    O estudo da luz gerada pela queima de substâncias químicas permite analisar sua composição. Essa análise é chamada de espectroscopia. Foi assim que se descobriu a composição do Sol, sem precisar mandar uma nave espacial para recolher amostras em sua superfície.

    A composição atual do Sol é:
    • 75% de gás hidrogênio (H)
    • 25% de gás hélio (He)

    Se a quantidade de hidrogênio diminuir muito, o Sol morrerá.

    Para encerrar essa etapa do estudo do fogo, é possível fazer algumas perguntas aos alunos:

  • Por que o fogo amolece os alimentos?
  • Por que não é bom assar as carnes expondo-as diretamente à chama?
  • Por que o fogo é importante para a conservação de alimentos?
  • Por que o fogo melhorou as chances de sobrevivência dos homens?
  • Afinal, o que é o fogo?As respostas a essas perguntas podem gerar farto material para outras aulas.

    Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi
    Edição: Equipe EducaRede

    Os sites indicados neste texto foram visitados em 03/04/2003

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
03/04/2003

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *