Expressões de comunicação: cumprimentos, despedidas…

Expressões de comunicação: cumprimentos, despedidas…

Disciplina:

Língua Espanhola

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Cumprimentos, despedidas, apresentações
Tipo: Jogos

 

Desde o início da aprendizagem de uma língua estrangeira é importante que os alunos se utilizem de expressões do dia-a-dia e entrem em contato com aquelas que facilitem a comunicação em sala de aula. Por isso, a atividade aqui apresentada proporciona o contato com recursos para cumprimentar, despedir-se, apresentar-se, agradecer, pedir permissão para entrar e fazer perguntas sobre a forma adequada de pronunciar ou de escrever as palavras.

Preparação da atividade:

  • O professor deve escolher, previamente, pares de expressões que contemplem os seguintes tópicos: cumprimentos, despedidas, apresentações, agradecimentos, pedidos de permissão e frases de controle da comunicação.
  • Para a confecção do jogo, o professor pode recortar cartões (papel, cartolina ou qualquer outro material) e escrever em cada um deles uma frase. Clique aqui para ver algumas frases.

Atividade em sala de aula:

  • O professor distribui aleatoriamente um cartão a cada aluno.
  • Todos lêem a frase que lhes corresponde, pensando em qual será o seu par.
  • Cada aluno deve encontrar o respectivo cartão que forma par com o seu. Por exemplo: o aluno que recebeu o cartão “¿Dónde vives?” deve procurar o par “Vivo en …………..”.
  • Depois que todos encontraram seus pares, cada dupla deve ler para todo o grupo suas respectivas expressões.
  • O professor escreve na lousa todas as expressões e pede que cada dupla elabore um pequeno diálogo com algumas das frases aprendidas. Esse diálogo deverá ser apresentado a todo o grupo. As informações, tais como lugares, nomes, sobrenomes, nacionalidades etc. deverão ser modificadas.

Para concluir a atividade, é interessante que o professor sistematize na lousa a estrutura dos verbos “llamarse”, “dedicarse”, “estudiar”, “hacer”, “tener”, “ser” e “vivir” no presente do indicativo.

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *