Explorando a primeira página do jornal
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio Ler, interpretar e construir tabelas são habilidades que a maioria dos livros didáticos e os professores do Ensino Médio supõem que o aluno desse ciclo já domine. Mas, como essa premissa nem sempre é verdadeira, torna-se necessário trabalhar essas habilidades de uma forma atual e desafiante com os alunos. Uma sugestão é construir coletivamente uma tabela que mostre as notícias de mais destaque e as menos privilegiadas na primeira página de um jornal. A classe deve ser organizada em pequenos grupos e cada um recebe a primeira página de um mesmo jornal, porém de dias diferentes. O professor solicita que façam um levantamento dos assuntos que aparecem nessa página, realcem o espaço retangular ocupado por cada um e calculem suas respectivas áreas (em cm2). É interessante, também, calcular a porcentagem das áreas ocupadas pelas notícias em relação à área total da página do jornal. O professor problematiza com a classe como organizar as informações coletadas, de modo que se tenha uma visão geral das notícias desse jornal no período considerado. É importante que haja várias tentativas antes da construção de uma tabela a partir das sugestões dos alunos. Os dados da tabela devem ser analisados coletivamente, levando-se em consideração a área ocupada por cada notícia. É importante verificar a ocupação maior ou menor de cada assunto nesse espaço. Para concluir, cada grupo produz uma carta a ser enviada ao jornal, seção, painel, fórum ou cartas do leitor, a partir da seguinte questão: que assunto importante não foi contemplado na primeira página durante o período analisado? Texto original: Edna Aoki |
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)