Estudo do espaço de vivência
Disciplina:
Geografia
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: A relação entre estudo do Espaço de Vivência e sua preservação
Tipo: Metodologias
A proposta de estudar em sala de aula o espaço de vivência e sua preservação tem por objetivo primordial desenvolver nos alunos a noção de espaço geográfico, fazer com que eles percebam as relações que estabelecemos com nossos espaços de vivência, compreendam a importância desses espaços em nossa vida cotidiana de trabalho, moradia e lazer, além de desenvolver e estimular posturas de preservação ambiental entre os alunos.
Essa atividade foi pensada para ser desenvolvida em cinco aulas. Para tanto, sugerimos os seguintes procedimentos metodológicos:
Em sala de aula
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Proponha aos alunos a realização de um levantamento dos seus espaços de vivências (moradia, escola, trabalho, lazer).
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Registre os nomes desses espaços (por exemplo, na lousa).
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Defina com os alunos o espaço onde farão a pesquisa de campo (em geral, o entorno da escola é o espaço mais propício porque ele é conhecido por todos os alunos).
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Reproduza a planta do espaço escolhido (uma cópia para cada aluno) a partir do guia da cidade.
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Localize os pontos importantes a serem estudados (rio/córrego, tipos arquitetônicos diferentes de moradia, monumentos históricos, áreas comerciais e industriais, tipos de serviços, relevo, vegetação etc.).
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Elabore um roteiro viável para seus alunos.
Se possível, desenvolva esse trabalho com os professores de Português, História, Artes, Matemática e Ciências visto que qualquer espaço geográfico pode ser explicado de maneira interdisciplinar, além de o trabalho em equipe favorecer e enriquecer a construção do conhecimento.
Saída a campo
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Definido o roteiro com as principais referências espaciais, o professor conversa a respeito dos objetivos e combina com os alunos as atitudes esperadas e as tarefas a serem feitas.
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Organize a classe em grupos e defina as tarefas de cada um deles: entrevistas, desenhos, fotos, gravações, coleta de materiais encontrados no local, e outras produções.
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Todos os alunos deverão ter o mapa da área com o roteiro estabelecido, caneta, papel em branco e pautado.
De volta à sala de aula
Nesse momento, o professor poderá propor aos grupos várias atividades, como por exemplo:
Atividade I (uma aula)
Com essa atividade é possível criar um ambiente propício à discussão, argumentação, seleção de critérios para a montagem do painel e também para a experiência do respeito mútuo, entre outras questões bastante significativas para o convívio social.
Atividade II (uma ou duas aulas)
O professor deve orientar e discutir com os alunos a proporção na hora de representar cada fato geográfico. É importante os alunos perceberem que, se essas regras não forem seguidas, fica inviável a representação do espaço e seu estudo. Nesse momento, é interessante o professor mostrar outras maquetes ou plantas que existem nos jornais, nas propagandas imobiliárias etc.
Escolher as fotos tiradas durante o estudo e colocá-las em seqüência lógica e com títulos, de forma que as pessoas que não fizeram o estudo possam conhecer parcialmente aquele espaço geográfico.
Atividade III (uma aula)
Ao encerrar a atividade proposta, o professor deve retomar e sistematizar com os alunos a metodologia para a realização de um estudo em um bairro, os procedimentos, o material de apoio utilizado. Em seguida, escreva na lousa, à esquerda, “O que aprendemos com esse estudo” e, à direita, “ O que e como podemos saber mais sobre esse bairro”.
Se houve a participação dos demais professores da classe, outras atividades e pesquisas poderão acontecer decorrentes desse estudo, tais como: entrevista do primeiro morador do bairro, coleta de objetos antigos com moradores antigos, pesquisa na prefeitura para saber sobre futuros projetos para o bairro etc.
Referência
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Ensinar e Aprender: Impulso Inicial (Geografia). São Paulo: CENPEC, 1997.
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