Estrutura Atômica
Disciplina: Química Ciclo: Ensino Médio Objetivo: 1) Reconhecer que a busca do conhecimento, muitas vezes, se dá a partir da necessidade de responder a perguntas e na tentativa de explicar fenômenos; 2) Entender como alguns filósofos e cientistas propuseram explicações para a origem das coisas e baseavam as suas explicações na observação da natureza, utilizando o raciocínio; 3)Reconhecer que filósofos e cientistas apresentaram diferentes interpretações de suas observações e que seus esforços individuais contribuíram para a evolução do pensamento científico; 4) Reconhecer que uma lei e/ou teoria tem validade enquanto ela é capaz de explicar aquilo a que se propôs e não contradiz fatos ou fenômeno natural; 5) Entender que as ciências são dinâmicas. Novos fatos, novos experimentos e novas tecnologias permitem, a cada dia, confirmar ou contestar leis/teorias e gerar novos conhecimentos; 6) Reconhecer a necessidade do uso de modelos para explicar evidências experimentais; 7) Perceber o importante papel da tecnologia para a realização de experimentos; 8)Compreender como dados experimentais são obtidos e tratados permitindo fazer inferência sobre a constituição da matéria; 9)Compreender o caráter de descontinuidade da matéria; 10) Conhecer e entender a química como ciência baseada em fatos experimentais; 11) Compreender e discutir a natureza e as limitações da ciência Química; 12) Conhecer e diferenciar os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; 13) Identificar como as partículas constituintes do átomo se organizam para formar o núcleo (prótons e nêutrons) e a eletrosfera (elétrons); 14)Reconhecer os níveis de energia dentro do átomo;15)Entender que os elementos podem ser identificados pelos seus espectros. Pré-Requisito: 1. Reconhecer que existem diferentes tipos de materiais; 2. Conhecer as características básicas das cargas elétricas; 3. Reconhecer que existe uma energia associada ao movimento dos corpos. Observações: O guia do professor que acompanha cada atividade traz sugestões e dicas de como trabalhar cada atividade. Autoria: Maria Aparecida Prado, Anna Christina de Azevedo Nascimento, Wellington Moura Maciel, Diogo Pontual, Silvana Nietske, Kleber Sales – RIVED/SEED/MEC |
Texto Original: RIVED |
|
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) |
|
17/09/2007 |