Emprego de preposições

Emprego de preposições

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Preposição
Tipo: Metodologias

Os jogos em sala de aula, pela sua natureza lúdica, sempre despertam o interesse dos alunos, e é nesse clima de participação que o professor deve desenvolver suas atividades. Neste caso específico, o emprego de preposições.

Após os devidos comentários sobre as preposições (in, inside, on, under, over, out of, outside, behind, in fron of, next to, on the left, on the right, above, below) acompanhadas de exemplos escritos e treinos orais (de preferência utilizando os objetos da classe), o professor pede aos alunos que copiem as preposições e façam alguns exercícios escritos, empregando-as.

As observações devem ser feitas oralmente e por escrito objetivando  preparar os alunos para o jogo e fixar o aprendizado.

O jogo

O professor pode utilizar uma gaiola e um pássaro de brinquedo (ou uma caixa transparente com outro objeto). Ele organiza a classe formando grupos de quatro alunos e apresenta as regras do jogo.

Regras

Os grupos podem consultar o caderno para responder às perguntas. Por quatro vezes, o professor ou um aluno muda o pássaro de lugar na gaiola (dentro, sobre, sob, do lado de fora, atrás, na frente etc.). A cada mudança faz a pergunta:  Where is the bird?

Cada grupo deverá escrever sua resposta em inglês, utilizando uma preposição que indique a localização do pássaro em relação à gaiola, e entregá-la ao professor.

O professor colocará a(s) resposta(s) correta(s) na lousa depois de cada pergunta e deverá registrar os acertos dos grupos. Em alguns casos há mais de uma resposta certa; por isso o professor deve aproveitar essas situações para mostrar as  possibilidades aos alunos.

Exemplo de respostas para a perguntaWhere is the bird?”, numa situação em que o pássaro seja colocado do lado de fora da gaiola próximo a ela:

  • It is outside the cage.
  • It is next to the cage.
  • It is next to the cage on the right / left.

O grupo que conseguir o maior número de acertos poderá conduzir a rodada seguinte, formulando a pergunta e mudando o pássaro de lugar por mais quatro vezes. Em caso de empate, um sorteio pode definir qual será o primeiro grupo a conduzir o jogo. Também é tarefa do grupo (contando com o auxílio do professor) fazer observações às respostas, ler e colocar as respostas certas na lousa e indicar o novo grupo que o substituirá.

O jogo propicia um auxílio mútuo entre os componentes de cada grupo, num clima de bastante entusiasmo. Oferece, também, oportunidades de visualização e manuseio, recursos que mantêm o interesse dos alunos, facilitando e reforçando o aprendizado.

Observação

As preposições citadas no texto objetivaram exemplificar a atividade.  A quantidade de preposições e a seleção daquelas que poderão fazer parte do jogo devem ser definidas pelo professor, sempre considerando as especificidades de seus alunos.

Texto Original: Zelinda Campos Cardoso

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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