Disney’s Magic English

Disney’s Magic English

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Vocabulário, estruturas gramaticais
Tipo: Filme

Onde encontrar: Barsa Planeta Internacional – Tel. 0800-131122

Uma boa tática para desinibir os alunos e levá-los a exercitar com mais naturalidade a pronúncia em sala de aula é o uso de fitas de vídeo da coleção “Disney’s Magic English”. Cada vídeo tem cerca de 26 minutos de duração e se constitui dos seguintes itens:

  • Exposição da linguagem por meio de uma narração com os personagens Disney.
  • Ampliação do vocabulário, envolvendo a compreensão e a memorização de palavras e conceitos, a partir da repetição em diferentes contextos.
  • Recreio (play time): momentos em que os alunos são convidados a repetir, responder/adivinhar ou cantar.O vídeo é totalmente em inglês, com exceção das partes em que se convida o aluno para o play time. Todas as palavras aparecem escritas na tela e são ouvidas em áudio.O professor pode escolher o vídeo pelo tema (são cerca de 30) e usá-lo como introdução ao conteúdo que vai trabalhar ou, depois, como reforço do mesmo. O vocabulário selecionado em cada vídeo é aquele que faz referência ao universo mais próximo da criança, oferecendo acesso à própria essência da língua por meio do aprendizado das estruturas que possibilitam a comunicação.

    As regras gramaticais não são explicadas de forma direta, mas podem ser deduzidas naturalmente em vários contextos. Cada fita de vídeo vem acompanhada de um fascículo com instruções em português e tradução das atividades, o qual complementa o vídeo e apresenta um teste que permite aos alunos a verificação de seus progressos.

    O fascículo, ilustrado com os personagens da Disney, oferece ao professor a possibilidade de selecionar as atividades que julgar mais adequadas a sua turma e explorá-las em sala de aula, após a exibição do vídeo, para reforçar o que foi aprendido.

    Entre as várias atividades propostas, que envolvem brincadeiras, jogos, histórias em quadrinhos (HQ), dicas e esclarecimentos, o fascículo expõe de forma simples algumas questões gramaticais da língua inglesa.

    Combinando educação com diversão, é possível observar, logo na primeira experiência, o interesse dos alunos em aprender, ao mesmo tempo que se divertem, e sua desinibição no exercício de pronúncia.

    Um exemplo de fita que pode ser utilizada é “Greetings“. Ao assisti-la, os alunos têm oportunidade de conhecer e observar o emprego de algumas palavras “novas”. Aprendem a usar os cumprimentos do cotidiano — Hello!, Hi!, How are you?, Good morning! — e a responder, afirmar ou negar, utilizando o verbo to be.

    Referência:
    Disney’s Magic English, Disney Enterprise, Inc., 1999.
    Tradução: Nair de Almeida Salles
    Impressão: Gráfica Círculo
    Editora: Planeta

    Texto original: Zelinda Campos Cardoso
    Edição: Equipe EducaRede

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *