Direitos Humanos: reflexão e debate

Direitos Humanos: reflexão e debate

Disciplina:

Língua Espanhola

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Reflexão e debate sobre os direitos humanos
Tipo: Texto

Se entendemos que a formação do aluno não se restringe ao aprendizado de alguns conteúdos específicos, mas supõe principalmente sua formação como um indivíduo capaz de refletir sobre a sociedade e o mundo, com condições de compreender e respeitar as diferenças e os direitos de todo ser humano (direito à dignidade, liberdade de pensamento, de crença etc.), é importante considerar que este seria um tema interessante para um debate em sala de aula.

Para isso, é necessário que o professor tenha em mãos a Declaração dos Direitos Humanos elaboradas em 1948.

Etapas de trabalho:

  • Entregue aos alunos uma cópia da Declaração, explique qual é o objetivo a ser atingido – a reflexão sobre estes direitos – e peça a eles para fazerem uma leitura inicial em casa.
  • Na sala de aula, reúna os alunos em grupos para que eles discutam sobre esses direitos e registrem as opiniões mais significativas.
  • Outra possibilidade é abrir o debate com toda a classe e discutir todos os direitos, um a um. Nesse caso, o mais interessante é escolher uma pessoa para desempenhar a função de relator da discussão.

O professor tem total liberdade para encaminhar a discussão, isto porque o objetivo é debater e refletir sobre a importância desta Declaração. Se for possível, estimule os alunos a procurarem em jornais, na Internet ou em outros meios de comunicação casos de direitos humanos que foram desrespeitados.

Pode-se discutir a guerra e os direitos humanos, a discriminação e os direitos humanos, a pobreza do Brasil e continentes como a África, por exemplo, e os direitos humanos. Enfim, há muitos temas que podem ser associados a esses direitos. Escolha o mais instigante para os seus alunos e bom trabalho.

Para aprofundar:

VALENCIA VILLA, Hernando. Los Derechos Humanos. Madrid: Acento Editorial, 1999.

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede 

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *