Direitos Humanos: reflexão e debate
Disciplina: Língua Espanhola Ciclo: Ensino Médio Se entendemos que a formação do aluno não se restringe ao aprendizado de alguns conteúdos específicos, mas supõe principalmente sua formação como um indivíduo capaz de refletir sobre a sociedade e o mundo, com condições de compreender e respeitar as diferenças e os direitos de todo ser humano (direito à dignidade, liberdade de pensamento, de crença etc.), é importante considerar que este seria um tema interessante para um debate em sala de aula. Para isso, é necessário que o professor tenha em mãos a Declaração dos Direitos Humanos elaboradas em 1948. Etapas de trabalho:
O professor tem total liberdade para encaminhar a discussão, isto porque o objetivo é debater e refletir sobre a importância desta Declaração. Se for possível, estimule os alunos a procurarem em jornais, na Internet ou em outros meios de comunicação casos de direitos humanos que foram desrespeitados. Pode-se discutir a guerra e os direitos humanos, a discriminação e os direitos humanos, a pobreza do Brasil e continentes como a África, por exemplo, e os direitos humanos. Enfim, há muitos temas que podem ser associados a esses direitos. Escolha o mais instigante para os seus alunos e bom trabalho. Para aprofundar: VALENCIA VILLA, Hernando. Los Derechos Humanos. Madrid: Acento Editorial, 1999. Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
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