Desenhando o seu espaço

Desenhando o seu espaço

Disciplina:

Geografia

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Representação cartográfica
Tipo: Metodologias

Fazer leitura de mapas exige algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Para isso, o aluno deve ter a oportunidade de ser “mapeador”, para depois ser usuário de mapas.

Essa atividade tem como objetivo identificar os conhecimentos e as dificuldades dos alunos em relação à linguagem cartográfica.

Cada aluno desenha individualmente um percurso que lhe seja familiar, indicando no desenho tudo o que esteja ao redor: ruas, praças, prédios (os que lembram: lojas, fábricas, escolas etc.). Indica também em que posição o Sol aparece ou se põe. Podem usar símbolos para representar os diferentes pontos.

Antes de iniciar, é importante explicar que o desenho será mostrado para outros colegas e que deverá ser reconhecido.

Enquanto os alunos elaboram o desenho, o professor observa e registra como eles estão construindo essa representação, que elementos da paisagem estão presentes, como localizam os elementos no espaço, como utilizam escala e símbolos.

Em uma segunda etapa, os alunos, em duplas, analisam o desenho um do outro. É interessante que eles conversem e confrontem a intenção do autor do desenho com a representação feita.

Em seguida, o professor discute com toda a classe sobre a atividade realizada: foi fácil representar o espaço por meio do desenho? Foi difícil interpretar o desenho do colega? Essa síntese da atividade servirá para o planejamento que o professor deve fazer para avançar no estudo da cartografia.

Para finalizar, pode-se solicitar aos alunos que olhem para o desenho que fizeram e escrevam em poucas palavras algo sobre “O lugar em que você vive”.

Para aprofundar:
ALMEIDA, Rosangela Doin de Almeida. Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo: Contexto, 2001.

Texto original: Regina Inês Villas-Boas Estima
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
27/06/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *